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PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGEM

por ppgem-cp publicado 21/09/2020 09h33, última modificação 04/12/2020 10h37

A partir de 01/10/2020 os procedimentos para agendamento de defesa de Qualificação e Dissertação de mestrado devem ser realizados diretamente no sistema acadêmico da UTFPR. A PROPPG disponibilizou tutorial descritivo para cada uma das ações:

 TUTORIAL COMPLETO.

 

Complementarmente abaixo estão descritas sucintamente as etapas necessárias:

Etapas Pré-Defesa

1. Enviar para a secretaria do programa através do e-mail: ppgem-cp@utfpr.edu.br o Formulário de Cadastro de Membros de Banca preenchido, para que seja efetivado o cadastro dos mesmos.
2. Aluno(a) – Preencher o Formulário de Defesa disponível no portal do aluno. (vide tutorial)
3. Orientador(a) – Aprovar Formulário de Defesa preenchido pelo aluno. (vide tutorial)
4. Membro Externo(a) – Assinatura Termo de Responsabilidade. (vide tutorial)
5. Coordenador(a) – Confirmar a defesa. (vide tutorial)

 

Dia da Banca
1. Orientador(a) – Confirma dados da banca, edita a composição da banca, gera documentos e disponibiliza para assinatura dos membros (Participantes internos, externos e discente). (vide tutorial)
2. Aluno(a) – Assina os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
3. Membros – Assinam os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
4. Coordenador(a) – Assina Certificado de Participação disponibilizado. (vide tutorial)

 

Etapas Pós-Defesa

1. Aluno(a) – Correção da dissertação no prazo estipulado pela banca.
2. Aluno(a) – Preenchimento e inclusão da folha de rosto (Folha-de-rosto_M_D.doc), neste documento há um espaço disponível para a inclusão da licença de publicação, que deve ser escolhida em conjunto com o orientador(a). Na Resolução 01/2020 do PPGEM está elencada a licença disponível.
3. Inclusão da Folha de Aprovação emitida pelo Sistema Acadêmico, que não deve conter assinaturas ou rubricas (documento disponibilizado pela secretaria do programa).

4. Aluno(a) – Incluir o Termo de Aprovação na versão final, encaminhar para o orientador(a) que deverá analisar se todas as solicitações dos membros da banca foram atendidas, bem como efetivar o upload da versão final em PDF no Sistemas Coorporativos UTFPR conforme disponível em Procedimento para entrega de versão final_Stricto Sensu.

Obs: A instrução normativa 10/2020 da PROPPG, regulamenta alguns aspectos do arquivo, que deve ser carregado no sistema acadêmico.

Entre eles destacam-se: 
2. Formatos de arquivos:
Os arquivos textuais de Dissertação ou Tese devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A.

3. Codificação do arquivo:
A versão final do trabalho deve ser codificada por até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais.

5. Após o upload e envio da versão final efetiva pelo orientador(a), a coordenação irá encaminhar o arquivo para o DEBIB-CP, que fará a homologação e inclusão do mesmo na RIUT.

No portal da biblioteca estão disponíveis as orientações completas referentes à entrega de dissertações no âmbito dos PPGs da UTFPR.

NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

 

Abaixo o tutorial encontra-se divido por participante:

• Aluno;

• Orientador;

• Membro Externo Banca;

• Coordenador.