Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Interesse de Pesquisa
conteúdo

Interesse de Pesquisa dos Docentes

por ksue publicado 22/08/2018 13h06, última modificação 29/07/2021 10h31
Clique no nome dos docentes para visualizar o lattes

Alisson Antônio Martins

 No âmbito da linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolve investigações nas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de Física e de Ciências; formação de professores de Física e de Ciências; práticas pedagógicas, livros e materiais didáticos, manuais escolares de Física e de Ciências; implicações de políticas públicas educacionais no ensino de Física e de Ciências.
amartins@utfpr.edu.br

Álvaro Emílio Leite

Apropriação e uso de metodologias e recursos didáticos de Ciências Naturais, especialmente os recursos que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Física.
alvaroleite@utfpr.edu.br

Arandi Ginane Bezerra Jr

Atualmente, nosso trabalho é desenvolvido a partir de duas perspectivas diversas e complementares: a pesquisa em Física / Nanosciências e a pesquisa em Ensino (de Física / Ciências). A primeira diz respeito à atuação no campo interdisciplinar da nanobiofotônica, com foco na síntese de nanoestruturas visando ao desenvolvimento de biosensores e sistemas para diagnóstico em saúde, ao estudo de efeitos biológicos de nanopartículas e a aplicações relacionadas à plasmônica. A segunda corresponde ao estudo, desenvolvimento, implantação e divulgação de tecnologias livres no Ensino, em particular, no Ensino de Física; outro foco é a Divulgação Científica. No PPGFCET, buscamos contribuir para a formação (inicial e continuada) de professores e para a melhoria e requintamento do ensino de ciências nas escolas e universidades brasileiras. Temos buscado desenvolver trabalhos a partir do uso da videoanálise – tema em que somos referência. Outra área em que atuamos é o Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Também atuamos no Ensino de Biologia, com ênfase na produção de materiais didáticos. Além disso, fomentamos a divulgação de atividades de pesquisa e temas avançados relacionados à produção do conhecimento tal como se dá em laboratórios de pesquisa. Para isso, buscamos dialogar com campos diversos, incluindo o design e o jornalismo científico. Acreditamos que nossa presença e participação ativa nas comunidades de pesquisadores em Ensino e em Física / Nanosciências, dadas suas múltiplas inter-relações, proporciona uma perspectiva interessante e referenciada do trabalho acadêmico e de suas potencialidades e desdobramentos na escola, no laboratório e na academia. Recentemente, iniciamos trabalhos em Educação Infantil, com a constituição de um grupo de pesquisa específico referente ao campo.
arandi@utfpr.edu.br

Carlos Alberto Marques

Formação, ensino e pesquisa, visando: 1) contribuir para formação inicial e continuada de professores de Química e de Ciências; 2) desenvolver investigações sobre questões ambientais, a partir do enfoque da Química Verde e da Sustentabilidade Ambiental, explorando suas implicações à formação de professores e ao ensino de nossa área; 3) desenvolver pesquisas sobre diferentes aspectos ligados ao Ensino da Química, entre os quais: currículo, práticas docentes, modalidades, espaços, abordagens e perspectivas teóricas, experimentação, contextualização, CTS-A e Educação Ambiental na perspectiva crítica.
carlos.marques@ufsc.br

 

 Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Meio Ambiente e Educação: Interessa, designadamente, a Educação Ambiental nas ações de ensino enfocadas aos aspectos ambientais, bem como aquela relacionada à contextualização, à transversalidade e à interdisciplinaridade na formação professoral e na formação continuada e desenvolvimento profissional docente.
cefortes@utfpr.edu.br

Fabiana Pauletti

Métodos investigativos de ensino e de aprendizagem em Química/Ciências, mais especificamente a pesquisa em sala de aula, o educar pela pesquisa e o ensino por investigação. Formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento de materiais didáticos e uso das TICs para o ensino de conceitos abstratos.
fpauletti@utfpr.edu.br

 


Fabiana Roberta G.S. Hussein

Formação inicial e permanente de professores; Educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação a distância; Atividades lúdicas: jogos e teatro; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Experimentação e Tecnologia no Ensino de Ciências/Química; Ensino Ensino de Química e Ciências.
fabianah@ufba.br


Flávia Dias de Souza

Formação de professores e Aprendizagem da Docência, à luz de pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultura e da Teoria da Atividade.
flaviad@utfpr.edu.br

João Amadeus Pereira Alves

Formação Docente para o trato de QSC (Ratcliffe & Grace) na Educação CTSA. CONCEPÇÕES de ensino: Ensino por Investigação, Problemas Abertos nas Aulas, Estudos de Casos em Aula envolvendo Risco Sócioambiental. QSC para a sala de aula baseada em casos/situações, com interesses global e da RMC/Litoral do PR, envolvendo urbanização, área rural e povos tradicionais & autores de base: 1) Emergências climáticas, desflorestamento e carbono (P. Artaxo e IPCC); 2) Comida, segurança alimentar, produção urbana de alimentos, fruticultura e as culturas tradicionais (M. Pollan); 3) Iminente crise energética nacional, portos, óleo-gasodutos e seus riscos; 4) Água e hidrografia: produção, qualidade, metais pesados, pegada hídrica, distribuição, acessos pra quem? e consumo; 5) Medicamentos e a sua indústria gameficada (S. Sismondo); 6) Novas ferrovia e estradas no Leste/PR, 7) Ergonomia no trabalho X novos condicionantes desde a uberização e a gameficação nas cidades (A.M. Cardoso); 8) Minerações e contaminações na RMC e Litoral do PR; 9) “Novas” alternativas para uso do solo: reflorestamento da indústria madeireira; produção urbana; CONCEPÇÕES metodológicas e conjuntos de métodos analíticos: Estudos de Casos que podem configurar QSC; Pesquisa-Ação, Grounded Theory e Semiótica Social (J. Lemke). FONTES de dados de partida: FAU, IBGE, INPE, IPCC etc., bem como de agências setoriais internacionais e reguladoras nacionais, e por informações de mídias de alcance mundial (BBC, El Pais, Reuters, Le Monde, CNN ...).
joaoalves@utfpr.edu.br

 

Desenvolvimento, validação e divulgação de metodologias e estratégias visando potencializar a Educação Ambiental nos diversos níveis de ensino. Implementação de recursos
jlmorais@utfpr.edu.br

Luciane Ferreira Mocrosky

Interessa estudos em fenomenologia que caminhem na direção de investigar modos de compreender a prática em/de Educação Matemática. Visa-se o encontro do professor com seus pares, por exemplo, alunos e outros professores, em um ambiente de aprendizagem presencial ou virtual, assim como com políticas públicas educacionais, de modo a lançar luz à formação do professor que ensina matemática, em qualquer trajeto escolar, considerando esse encontro como possibilidade de formação permanente.
mocrosky@utfpr.edu.br

Leonir Lorenzetti

Educação em Ciências, principalmente nas discussões sobre formação inicial e continuada de professores de ciências, alfabetização científica e tecnológica, CTS/CTSA, epistemologia de Fleck, metodologias na Educação em Ciências, Educação Ambiental e Pesquisa do Estado do Conhecimento.
leonir@quimica.ufpr.br

 

Marcelo Lambach

Formação inicial e permanente de professores; Ensino na perspectiva de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Epistemologia; História e filosofia da ciência;  Formação de professores; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
marcelolambach@utfpr.edu.br


Marcelo Souza Motta

Ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática com o uso de Tecnologias Digitais; Jogos Digitais; Pensamento Computacional; Programação Visual; Objetos de Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Simulações e Mundos Virtuais; Softwares de Programação Intuitiva (Scratch, App Inventor 2, etc.); Mobile Learning; Gamificação; Realidades (aumentada, virtual e mista); Computação Criativa; Educação a Distância.
marcelomotta@utfpr.edu.br


Marco Aurélio Kalinke

Ensino e a aprendizagem de Matemática com o uso de Tecnologias Digitais; aspectos relacionados à História e a Filosofia da Matemática e sua relação com o ensino; a Formação de professores de Matemática. Interesses específicos em Objetos de Aprendizagem de Matemática, Inteligência Artificial no ensino de Matemática, materiais didáticos digitais, uso do Geogebra, Scratch e outros recursos digitais para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
kalinke@utfpr.edu.br


Marcos Antonio Florczak

Educação em astronomia: produção e análise de materiais didáticos e novas estratégias para ensino de astronomia nos ensinos fundamentais e médio. Desenvolvimento, avaliação e divulgação de metodologias e estratégias para a uma educação interdisciplinar no ensino fundamental e médio.
florczak@utfpr.edu.br

Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Educação Matemática (veja www.mariabicudo.com.br), coordeno grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática - FEM (veja em www.sepq.org.br/fem). Meu interesse: focar a questão da constituição e da produção do conhecimento matemático, assumindo a visão da Filosofia Fenomenológica.
mariabicudo@gmail.com

 

Maria Lucia Panossian

Projetos preferencialmente vinculados à teoria histórico-cultural e teoria da atividade e relacionados à produção do conhecimento matemático (movimento histórico e lógico); aos processos de organização do ensino de matemática (questões didáticas e metodológicas) e de
formação inicial e continuada de professores.
mlpanossian@utfpr.edu.br

Mirian Maria Andrade Gonçalez

Projetos preferencialmente vinculados à: Ensino de matemática, Formação de professores de Matemática, Análise de textos escritos, História Oral e Narrativas..
miriangoncalez@utfpr.edu.br

Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências; Recursos Educacionais Abertos, seus repositórios e suas políticas no Ensino de Ciências; Objetos Educacionais no Ensino de Ciências: concepção, avaliação e mediação embasada em Teorias de Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física Moderna e Contemporânea; Ciclomobilidade e Mobilidade Urbana como temas geradores no Ensino de Ciências.
nestorsf@utfpr.edu.br


Noemi Sutil

Formação de professores de Ciências e propostas educacionais envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
noemisutil@utfpr.edu.br

Nuria Pons Vilardell Camas

Práticas Pedagógicas e a Formação de Professores no entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no fazer curricular; na adoção e adaptação das tecnologias e tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; no aprofundamento do entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino; no aprofundamento e no entendimento de mediação, protagonismo, colaboração, cooperação na Educação a Distância; no aprofundamento, entendimento e desenvolvimento de diferentes Tecnologias no Ensino. Minhas pesquisas se desenvolvem sob a abordagem metodológica qualitativa, adotando a pesquisa ação e a pesquisa na ação como fundante, adotando como métodos a análise do conteúdo ou a do discurso na análise e discussão dos dados.
nuriapons@gmail.com

 

Silmara Alessi Guebur Roehrig

Ensino de Física com ênfase nas temáticas: educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ensino por investigação, formação de professores de Física, currículo, metodologias de ensino de física para educação básica e ensino superior, interdisciplinaridade. Com relação à orientação teórico metodológica de pesquisa, trabalha preferencialmente com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
roehrig@utfpr.edu.br

Tamara Simone Van Kaick

interdisciplinaridade como eixo norteador na formação de professores de Ciências, assim como a Educação Ambiental, compreendida em sua transversalidade nas diversas disciplinas. A abordagem pode ser desenvolvida com conteúdos disciplinares, ou com temas transversais como recursos hídricos, resíduos sólidos e biodiversidade. A alfabetização científica e ecológica também são temas de interesse para desenvolver pesquisas no Ensino de Ciências.
tamara@utfpr.edu.br