Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas

por admin publicado 04/04/2017 15h49, última modificação 04/06/2019 16h04

Disciplinas Obrigatórias

Núcleo Comum

Fundamentos da Sustentabilidade Urbana e Ambiental
Noções e conceitos de desenvolvimento: social, político e econômico; o processo de urbanização: crescimento populacional, industrialização, metabolismo urbano; conceito de sustentabilidade: evolução histórica e concepções teóricas; vulnerabilidade; as ciências da sustentabilidade como campo de conhecimento interdisciplinar: abordagens, epistemológica e política; as políticas públicas, a gestão e o papel da tecnologia.

Metodologia da Pesquisa
Pesquisa – estrutura do pensamento científico - do conceito à natureza e tipologia: características, propósitos e processos. Epistemologias: (Positivismo, Pragmatismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Fenomenologia, Materialismo Histórico, Complexidade e Interdisciplinaridade) métodos, técnicas e instrumentos. Pesquisa qualitativa e quantitativa: procedimentos, técnicas e instrumentos. Diretrizes formais e normativas para a elaboração de trabalhos científicos (princípios gerais, projeto, tese, artigos científicos e ensaios).


Instrumentos de Gestão para a Sustentabilidade Urbana (Linha IGS)

Políticas públicas: aparato legal ambiental urbano, aparato institucional ambiental urbano; Sistemas de gestão e processos de tomada de decisão coletiva; Sistemas de informação: indicadores e bases de dados; Governança pública: educação ambiental e cidadania ambiental.

 

Tecnologias para sustentabilidade (Linha TS)

Os conceitos de tecnologia: abordagens reducionistas e sistêmicas; tecnologias para sustentabilidade; sistemas de infraestrutura urbana (transporte, comunicação, saneamento, moradia, saúde e educação); tecnologias apropriadas; tecnologias sociais.

 

Disciplinas Optativas

Acústica Ambiental
O Ruído e a Sociedade. Fontes de Ruído nas Cidades. Avaliação/Medição do Ruído Ambiental. Avaliação/Medição do Ruído em Ambientes Internos. Barreiras Acústicas.

Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida
Avaliação do Ciclo de Vida. Avaliação Social do Ciclo de Vida. Custos do Ciclo de Vida. Avaliação da Sustentabilidade.

Análise Estatística de Dados Ambientais
Formulação e teste de hipóteses. Delineamento amostral. Teste de 2. Teste t. Análise de variância e comparação de médias a posteriori. Correlação. Regressão linear simples. Noções de regressão múltipla. Noções de estatística multivariada.

Biomassas para produtos reconstituídos
Biomassas lignocelulósicas clássicas e alternativas – características, aspectos ambientais e usos na Bioengenharia. Painéis reconstituídos tradicionais - contexto mercadológico e de oportunidades. Uso de biomassas e resíduos urbanos em novos produtos. Questões de sustentabilidade envolvendo tecnologias para criação e confecção de produtos à partir de resíduos lignocelulósicos urbanos. Ensaios de caracterização anatômicos, físicos, mecânicos e não destrutivos (END). Qualidade e design de produtos com resíduos e materiais alternativos. Gestão de resíduos em projetos de produto. Resinas verdes (green resins). Fibras, compósitos e oportunidades de pesquisa. Visita técnica e palestrante externo.


Climatologia Urbana
Princípios de climatologia, Ilhas de Calor Urbanas, Conforto em Espaços Abertos, Implicações para o Planejamento Urbano, Planejamento Urbano climaticamente orientado.

Estratégia Organizacional e a Gestão Social e Ambiental
O mercado e as oportunidades de negócios: a revolução na gestão. Evolução do Conhecimento. Conhecimento como fator de produção e a inovação. As bases da empregabilidade. Aspectos conceituais de mercado e análise de cenários: construção de cenários. Estratégia empresarial e segmentação estratégica: estratégias competitivas básicas e posturas estratégicas. Análise dos impactos das ações empresariais sobre indivíduos, ambientes e sociedades. Sustentabilidade, capital e responsabilidade social. Gestão social: impactos e conflitos. Análise das políticas ambientais: perspectiva histórica, filosófica e social. Planejamento, implementação e gestão ambiental. Indicadores de sustentabilidade social, ambiental e econômica. Conhecimento, Organização, Estrutura e Gestão; Processos.

Gestão e Manejo de Recursos Naturais nas Cidades
Estratégias de prevenção e de mitigação de impactos sobre a biodiversidade, tais como restauração ecológica, manejo de espécies exóticas, corredores ecológicos, sistemas agroecológicos e agricultura urbana no contexto das cidades. Legislação voltada para as Unidades de Conservação, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), ICMS Ecológico, e suas implicações na conservação e manutenção dos recursos naturais nas cidades e em áreas de mananciais. Comitê de Bacias, Plano de Bacias, inventário e monitoramento de gases de efeito estufa voltados para a gestão da qualidade do ambiente.

Indicadores de Sustentabilidade
Indicadores: princípios, conceitos e tipologias. Modelos e Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade. Oficinas de construção de indicadores aplicados à sustentabilidade urbana e ambiental.

Legislação Ambiental e Uso do Solo
Legislação e ordenamento territorial, Legislação Federal, Estaduais e Municipais e as questões urbanas. O Estatuto das Cidades. As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações. Perímetro Urbano. Regiões Metropolitanas e suas interações. Plano Diretor. Exemplos mundiais de cidades sustentáveis.

Qualidade do Ar em Ambientes Urbanos
Composição química da atmosfera. Estrutura vertical térmica da atmosfera. Camada limite sobre o dossel urbano. Evolução temporal e principais características. Poluentes que servem como indicadores de qualidade do ar. Principais poluentes atmosféricos encontrados em ambientes urbanos e suas fontes. Características físico-químicas do material particulado e gases. Tempo de vida dos poluentes atmosféricos, processos de formação e destruição. Ciclos diurnos e sazonais dos poluentes atmosféricos. Condições meteorológicas que favorecem a dispersão de poluentes em cânions urbanos. Estimativas, cálculos e efeitos da exposição pessoal a poluentes atmosféricos. Técnicas e equipamentos de medição de concentração de contaminantes gasosos e particulados.


Sustentabilidade Ecológica
Resiliência dos recursos naturais. Sustentabilidade conciliada com desenvolvimento econômico. a Sustentabilidade Ecológica. Estratégias, práticas e conhecimentos interdisciplinares para a diminuição do consumo com manutenção da qualidade de vida. Aspectos relacionados a diferentes campos de atuação como: ensino, desenvolvimento de políticas públicas, gestão de empresas e organizações sociais.

Transições ambientais e telecoupling no Planejamento Urbano e Regional
Diferentes trajetórias de desenvolvimento urbano e os desafios ambientais. Relação entre desenvolvimento e os desafios ambientais urbanos dominantes: transição ambiental urbana; agenda marrom; agenda cinza; agenda verde. Forças de desenvolvimento contemporâneo.

Wetlands – jardins filtrantes para as cidades
Introdução ao tema saneamento por meio da história, políticas públicas atuais, interface socioambiental. Saneamento e tecnologia social. Apresentação de diferentes tecnologias não convencionais de tratamento de efluentes domésticos. Tratamento de esgoto por Zona de Raízes, jardins filtrantes e paisagismo funcional urbano.