Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Matrícula de alunos(as) externos(as) 2022/1
conteúdo

Notícias

Matrícula de alunos(as) externos(as) 2022/1

CANDIDATOS(AS) DEVEM ATENTAR PARA AS DATAS PARA REALIZAR A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

Interessados(as) deverão entrar em contato com um dos docentes do programa
publicado: 03/02/2022 16h49 última modificação: 03/02/2022 16h49

O PPGSE abre oportunidade para alunos(as) externos(as) cursarem disciplinas isoladas no mestrado, desde que o(a) candidato(a) tenha interesse em efetuar a matrícula em um processo seletivo futuro.

A matrícula como externo(a) se inicia com o contato do estudante com um professor que tenha linha de pesquisa que se alinhe com a linha de pesquisa que o aluno deseja seguir. Caso haja acordo entre professor e aluno(a), o primeiro solicitará a matrícula como externo(a). 

Este contato deve ocorrer antes da finalização da matrícula para alunos(as) regulares e especiais (18/02/2022). Favor enviar o e-mail do contato com cópia para a Coordenação do PPGSE: . Na mensagem devem constar os seguintes dados: Nome completo; Sexo; CPF; Data de Nascimento; Estado Civil; Nome da mãe; Email; Nacionalidade e País de nascimento. Caso nunca tenha cursado disciplinas como externo(a) em Programas de Pós-Graduação da UTFPR-CT, também deverá ser preenchido o formulário disponível neste link, com todos os dados mencionados.

A lista de professores do PPGSE, com suas respectivas linhas de pesquisa está disponível aquiOs horários das disciplinas que serão ofertadas estão disponíveis neste link. A ementa das disciplinas está disponível aqui. 

Observar que a vaga só será concedida se houver vagas remanescentes após a alocação dos(as) alunos(as) regulares e especiais. Estudantes que obtiveram conceito inferior a C em disciplinas anteriores, cursadas como alunos(as) externos(as) não terão direito a cursar novas disciplinas nesta modalidade.

Vale ressaltar que de acordo com o Art. 48 do Regulamento Interno do  Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energiao prazo limite para requisição de cancelamento de disciplinas ou atividades complementares é pré-fixado em dois quintos da duração de cada período letivo. No caso do primeiro semestre de 2022, que tem duração de 126 dias com início em 03/03/2022, a data limite é 23/04/2022.

O resultado da efetivação dos alunos externos será divulgado no site do PPGSE até dia 24/02/2022.