Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Matrícula de alunos(as) externos(as) 2022/2
conteúdo

Notícias

Matrícula de alunos(as) externos(as) 2022/2

CANDIDATOS(AS) DEVEM ATENTAR PARA AS DATAS PARA REALIZAR A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

Interessados(as) deverão entrar em contato com um dos docentes do programa
publicado: 20/07/2022 19h06 última modificação: 20/07/2022 19h06

O PPGSE abre oportunidade para alunos(as) externos(as) cursarem disciplinas isoladas no mestrado, desde que o(a) candidato(a) tenha interesse em efetuar a matrícula em um processo seletivo futuro.

A matrícula como externo(a) se inicia com o contato do estudante com um professor que tenha linha de pesquisa que se alinhe com a linha de pesquisa que o aluno deseja seguir. Caso haja acordo entre professor e aluno(a), o primeiro solicitará a matrícula do estudante como externo(a). 

Este contato deve ocorrer antes da finalização da matrícula para alunos(as) regulares e especiais (29/07/2022). Favor enviar o e-mail do contato com cópia para a Coordenação do PPGSE: . Na mensagem devem constar os seguintes dados: Nome completo; Sexo; CPF; Data de Nascimento; Estado Civil; Nome da mãe; Email; Nacionalidade e País de nascimento. Caso nunca tenha cursado disciplinas como externo(a) em Programas de Pós-Graduação da UTFPR-CT, também deverá ser preenchido o formulário disponível neste link, com todos os dados mencionados.

A lista de professores do PPGSE, com suas respectivas linhas de pesquisa está disponível aquiOs horários das disciplinas que serão ofertadas estão disponíveis neste link. As ementas das disciplinas está disponível aqui. 

Observar que a vaga só será concedida se houver vagas remanescentes após a alocação dos(as) alunos(as) regulares e especiais. Estudantes que obtiveram conceito inferior a C em disciplinas anteriores, cursadas como alunos(as) externos(as) não terão direito a cursar novas disciplinas nesta modalidade.

Vale ressaltar que de acordo com o Art. 48 do Regulamento Interno do  Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energiao prazo limite para requisição de cancelamento de disciplinas ou atividades complementares é pré-fixado em dois quintos da duração de cada período letivo. No caso do segundo semestre de 2022, que tem duração de 136 dias com início em 08/08/2022, a data limite é 03/10/2022.

O resultado da efetivação dos alunos externos será divulgado no site do PPGSE até dia 04/08/2022.