Processos Educacionais e Formação Tecnológica (M/D)
Carga Horária:45
Créditos:3.0
Ementa: Teorias da aprendizagem; Componentes do processo ensino-aprendizagem: currículo, planejamento, avaliação, interdisciplinaridade; Formação de professores: Análise de necessidades na formação inicial e contínua de professores. Reflexão, ação-investigação; Profissão docente; Comunicação e novas tecnologias na atuação docente.
Referências:
BALZAN, N. C. Formação de professores para o ensino superior: Desafios e experiências. In: BICUDO, M. A.V. (Org.). Formação do Educador e avaliação Educacional. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade. Campinas, n.74, p.59-76, Abr. 2001.
BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a subjetividade e a questão das representações. XXII Reunião da ANPED: Caxambu, MG, 1999.
GADOTTI, M. et al. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.LITWIN, E. Tecnologia Educacional: Política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade. Campinas: v.22, n.74, p.1-15, Abr. 2001.
MONTEIRO, A. M. F. C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, n.74, pp.121-142, Abr. 2001.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação. Porto: Porto Editora, 1995.