Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Graduação > Licenciatura > Licenciatura em Química
conteúdo

Licenciatura em Química

publicado 29/04/2016 12h04, última modificação 22/09/2020 13h30
Apucarana | Campo Mourão | Curitiba | Londrina | Medianeira

QuímicaA Química é uma ciência prática, que impacta extremamente a vida humana. É a chave para o entendimento do nosso mundo e de seu funcionamento. A Química se encontra entre temáticas mais importantes para a sociedade, que abrangem desde a melhoria da qualidade de saúde, aumento da expectativa de vida, utilização racional e conservação de recursos naturais, proteção do meio ambiente, cadeia de produção e conservação de alimentos, farmoquímicos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, qualidade de água, construções, petroquímicos, etc., ou seja, a Química está presente em tudo o que utilizamos diariamente.

A importância da Química é cada vez mais evidente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. No campo da Biologia e da Medicina, a Química tem papel essencial desde os primórdios, seja na utilização para o diagnóstico de doenças assim como a elaboração de fármacos. Na área de Alimentos, a Química estuda condições que permitem desenvolvimento de novos produtos, o reaproveitamento de matérias primas, emprego de embalagens inteligentes e uso de aditivos. Assim sendo, a química é de primordial importância no desenvolvimento de novos materiais, compreendendo reações que ocorrem entre substâncias, aplicadas às diversas áreas do conhecimento, tais como polímeros, cerâmicas, metais, biomateriais, tintas, vernizes, etc. 
A proposta do curso de Licenciatura em Química toma como referencial o entendimento de que o estudo da Ciência deve refletir sua natureza dinâmica, articulada historicamente e, acima de tudo, não neutra às novas exigências do mundo de hoje. Os aspectos legais e os parâmetros curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitar às diversidades regionais, políticas e culturais existentes, tem como horizonte a transversalidade dos saberes que envolvem os conhecimentos em ciências.

Dados sobre o curso

  • Duração: 04 anos
  • Câmpus/turno

Apucarana - Noite
Campo Mourão - Noite
Curitiba - Manhã e Tarde
Londrina - Manhã e Noite
Medianeira - Noite

  • Regime: Semestral
  • Diploma: Licenciado em Química

Coordenação 

 

Reconhecimento do Curso (MEC)

 

Sites do Curso

 Apucarana.png   Campo Mourão.png   Curitiba.png   Londrina.png   Medianeira.png