Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas e Projetos > PET
conteúdo

Programa de Educação Tutorial

publicado 31/01/2018 08h47, última modificação 01/10/2021 11h31

PET-MEC | PET na UTFPR | Contato | Legislação | Grupos PET na UTFPR 

PET-MEC

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nomeado, anteriormente, de Programa Especial de Treinamento que tinha como objetivo principal treinar estudantes para ingressar na Pós-Graduação. No final da década de 90, houve transferência do programa à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) sob responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior (DEPEM). Em 2004, a nomenclatura do programa foi modificada para Programa de Educação Tutorial (PET), nomenclatura esta, utilizada até os dias de hoje. Sendo assim, o objetivo geral passou a ser: promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta e indiretamente com o programa, estimulando a cidadania, a consciência social e a melhoria dos cursos de graduação. O Programa de Educação Tutorial (PET), atualmente, é regulamentado pela Portaria n° 976, de 27 de julho de 2010, sendo esta atualizada pela Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013. Desde então, o PET continuou em expansão de modo que possui identidade e visibilidade dentro das Universidades. Hoje, o programa possui 842 grupos distribuídos entre 121 IES SESu/MEC.

PET na UTFPR

O programa PET iniciou na UTFPR no ano de 2006 com a aprovação do Grupo PET- Agronomia no Campus de Pato Branco. Desde então a universidade vem desenvolvendo o programa PET em conjunto com os respectivos tutores e alunos de cada um dos grupos. O Programa PET é gerido pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) conforme legislação do MEC. 

Portaria GABIR/UTFPR nº 530, de 31 de março de 2021 

 

Contato

Email CLAA - claa@utfpr.edu.br 

 

Legislação PET-MEC

 

 

Grupos PET da UTFPR

A UTFPR conta atualmente com 13 grupos PET, presentes em 8 Campi, que desenvolvem diversas atividades, tomando como base a tríade, ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET da UTFPR são os seguintes: