Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Empresas incubadas na IUT alcançaram um alto faturamento em 2020

Empresas incubadas na IUT alcançaram um alto faturamento em 2020

Empreendedorismo

As empresas da Incubadora de Inovações da UTFPR-CP atingiram um faturamento superior a R$ 2,5 milhões em 2020
publicado: 10/06/2021 00h45 última modificação: 10/06/2021 14h02

A Incubadora de Inovações da UTFPR-CP foi o grande destaque do empreendedorismo regional em 2020. Para 2021 as projeções são ainda mais animadoras, apesar de todas as dificuldades e desafios.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio é uma referência importantre do empreendedorismo regional. Em 2020, a Incubadora de Inovações da UTFPR-CP alcançou grande projeção e as empresas incubadas contribuíram para garantir à IUT-UTFPR-CP um lugar de grande destaque no empreendedorismo local. As empresas abrigadas pela IUT-UTFPR-CP alcançaram, em 2020, um faturamento superior a R$ 2,5 milhões. Isso demonstra que o potencial dos empreendimentos, a qualificação das pessoas e das empresas e a capacidade dos empreendedores são elevadíssimos. Para 2021, a meta é consolidar o Ecossistema de Inovações local e contribuir ainda mais com o desenvolvimento e o crescimento econômico de Cornélio Procópio e de toda a região.

As pessoas que estão levando à frente o Ecossistema de Inovações de Cornélio Procópio, que surgiu da parceria entre a UTFPR-CP, a Prefeitura do Município, o SEBRAE/PR, a Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP, a Associação Comercial e Industrial de Cornélio Procópio-ACECP, o Conselho de Desenvolvimento Econômico-CODEP, entre outras entidades, são as  grandes responsáveis pela criação e fortalecimento de ambientes altamente inovadores e a projeção de cenários bastantes promissores para a cidade e toda a região Norte do Paraná, ampliando as condições do município para a atrair empresas e empreendedores interessados em investir em Cornélio Procópio.

Certificada pelo modelo CERNE no ano de 2018, a IUT-UTFPR-CP tem como missão abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de pesquisas aplicadas de alto impacto inovativo em diferentes áreas das ciências e das tecnologias. Entre os objetivos da IUT-UTFPR-CP estão fomentar pesquisas, alavancar o potencial criativo e inovador dos pesquisadores e empreendedores e acelerar a criação de micro e pequenas empresas na região. Nessas condições, as empresas ampliam suas chances de sobrevivência e longevidade, geram empregos de alta qualidade com rendimentos crescentes e ganhos de escala e contribuem com o crescimento e o desenvolvimento econômico regional de modo mais sustentável.

O CERNE, Centro de Referência e Apoio a Novos Empreendimentos, é uma plataforma de soluções integradas e boas práticas para ambientes inovadores, que visa promover a melhoria contínua dos diversos processos das incubadoras e hoteis tecnológicos. À medida que esses ambientes alcançam níveis mais elevados de atuação, recebem certificações associadas ao grau de maturidade dos empreendimentos e a capacidade de gestão das incubadoras.

Empresas Incubadas

Além dos projetos e das empresas criadas a partir da iniciativa de empreendedores locais, estudantes da UTFPR e pessoas da comunidade nos últimos anos, a IUT-UTFPR-CP atraiu o interesse de startups oriundas em outras regiões do país, como da cidade de Londrina e do estado de São Paulo.

Em 2020, a IUT-UTFPR-CP abrigou 7 empresas que ofertaram mais de 15 produtos e serviços de alto valor agregado e inovações de alto impacto. Atualmente, 9 produtos e serviços encontram-se em fase de desenvolvimento avançado e apresentam excelentes condições de escalonamento. Cumpre destacar ainda que as empresas incubadas atenderam, em 2020, cerca de 5 mil clientes de diferentes lugares do Brasil, criaram mais de 40 postos de trabalho direto e registraram um faturamento superior a R$ 2,5 milhões.

Visando a melhoria das condições de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, a amplicação dos mecanismos de sofisticação produtiva e de garantir a participação de nossas empresas no mercado global, a IUT-UTFPR-CP iniciou em 2021, o processo de implantação do CERNE 2 com apoio do SEBRAE/PR.

A Incubadora de Inovações da UTFPR-CP quer apoiar sua empresa e ajudá-lo a potencializar seus produtos e serviços.

Para saber mais sobre as ações e oportunidades que a IUT-UTFPR-CP pode lhe eferecer, acesse: incubadora.cp.utfpr.edu.br.