Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Equipes de e-Sports da Atlética estão entre os finalistas no e-JIA 2021
conteúdo

Notícias

Equipes de e-Sports da Atlética estão entre os finalistas no e-JIA 2021

e-Sports

publicado: 03/06/2021 23h48 última modificação: 03/06/2021 23h48

No dia 22 de maio teve início o e-JIA competições das modalidades de e-Sports dos Jogos Inter Atléticas 2021. O certame estadual de e-Sports é organizado pelas associações esportivas dos estudantes, as Atléticas, e reúne equipes de várias universidades da região norte do estado.

 Logo na estreia, nossos competidores bateram o time da UTFPR-LD em um confronto de League of Legends (LoL). No domingo, 23 de maio, a equipe de League of Legends da Fúria venceu as equipes da Fisio-UEL e do Direito-UEL. O adversário das semifinais será a equipe de Medicina Veterinária, também da UEL. O vencedor aguardará o resultado do confronto da outra semifinal, entre Educa/ UEL e o time XXI de Agosto, para fazer a final da modalidade. Quem também avançou para as semifinais foi a equipe da UTFPR-CP da modalidade de e-Sports Valorant. Nosso adversário nesse confronto será o time de Exatas da UEL.

 O próximo final de semana seguirá agitado para nossos representantes em outras modalidades. O time da UTFPR-CP de Counter Strike (CSGO) fará sua estreia na competição contra o Direito da PUC de Londrina. Se vencer, avançará para o confronto de domingo, jogo que ainda não tem adversário definido. 

 O e-JIA, Jogos Inter Atléticas nas modalidades de e-Sports, como são chamados os Jogos Eletrônicos, foi a única competição entre os campeonatos organizados pelas Atléticas que não pararam durante a pandemia. Como os jogos podem ser realizados na modalidade remota, ou seja, on-line, as associações mantiveram os calendários e os atletas puderam continuar competindo. Assim que todos estiverem vacinados e as demais atividades esportivas voltarem ao normal, as competições das modalidades convencionais poderão  ser disputadas.

 Estudantes de diferentes cursos do Campus Cornélio têm se dedicado cada vez mais aos Esportes Eletrônicos, também conhecidos como e-Sports. Sob organização da Atlética-Fúria, nossos atletas têm alcançado excelentes resultados em competições regionais e nacionais, além de aproveitar as possibilidades de desenvolvimento social, intelectual e educacional que os jogos eletrônicos proporcionam.

 Entre os objetivos da Atlética e do seguimento de e-Sports da Fúria estão: incentivar a prática das diversas modalidades que integram os e-Sports, contribuir para a formação científica, acadêmica e profissional dos estudantes dos cursos de graduação da UTFPR, gerar inovações nas áreas de jogos eletrônicos, proporcionar a socialização e a integração das pessoas, além de participar e vencer competições.

 A maior parte dos campeonatos são disputados na modalidade remota, isto é, on-line, e nem todas as competições possuem calendários fixos. A Liga Universitária de e-Sports-LUE, a competição preferida dos nossos atletas, possui uma fase classificatória ­on-line, seguida dos playoffs, realizados presencialmente em alguma universidade do Brasil. Em 2018, os gamers da Fúria se classificaram entre as 16 melhores equipes do país e foram para os playoffs em São Paulo, disputados na Universidade São Judas Tadeu. No ano seguinte, novamente os times da Fúria entraram entre as 16 melhores equipes do Brasil, classificando equipes em várias modalidades das fases finais da LUE, disputadas em Minas Gerais no Inatel.

 Em todos os semestres, os atletas da Fúria participam de seletivas para competições regionais e nacionais, como, por exemplo, o e-JIA e o EP-Games, no Paraná, e o TUES, que reúne os melhores jogadores e equipes de diferentes modalidades de e-Sports do Brasil. Entre as modalidades mais conhecidas, destacam-se o Counter Strike (CSGO), League of Legends (LoL), Valorante, Dota 2, FIFA, Rainbow Six, Fortnite, Free Fire entre outras. Para cada modalidade, a Fúria possui times masculinos, femininos e mistos e regularmente promove seleções de novos atletas, entre estudantes,  professores e demais servidores do Campus.

 Desde que foram criadas no Campus Cornélio Procópio, as equipes da Fúria de e-Sports têm atraído um número cada vez maior de competidores que, entre outros afazeres, dividem seu tempo entre os estudos nos cursos de graduação da UTFPR e os treinos e competições para os campeonatos. Aqueles que se destacam nas competições podem ser contratados por equipes profissionais, que oferecem excelentes salários e muitos benefícios aos competidores.

 A Direção do Câmpus tem se empenhado para incentivar e criar as condições para o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas e culturais e demais ações de ensino, pesquisa e extensão. Ademais, além de desenvolver as competências sociais e intelectuais dos estudantes, os esportes, entre eles os jogos eletrônicos, ajudam a diminuir a evasão e aliviam as cargas emocionais sobre os estudantes. Os esportes e a prática esportiva contribuem para a ampliação das capacidades de raciocínio, concentração, persistência, coragem e ética entre outros valores.  

 Atualmente, a direção do seguimento de e-Sports da Fúria está sob a coordenação de Vitor Gregório e Jéssica Spontone, estudantes de Engenharia de Computação, Murilo Henrique Nalin Nicolau, Vitor Tomáz de Rezende Ramos e Leonardo Volponi, do curso de Engenharia Elétrica, Luiz Guilherme Baptista Bonifácio, de Engenharia de Software e João Paulo Vilela Almeida e Guilherme Lopes Padial, do curso de Engenharia de Controle e Automação.

 Para saber mais sobre os times de e-Sports da Fúria, acesse os perfis da Fúria no Instagram e no Facebook @furiaesportsxv.