Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Hackathon Copel 2022
conteúdo

Notícias

Hackathon Copel 2022

RECONHECIMENTO

Equipe Fohat, da UTFPR-CP, conquista o 1º lugar no Hackathon Copel 2022, realizado em Curitiba
publicado: 06/12/2022 12h46 última modificação: 06/12/2022 12h46

Nos dias 26 e 27 de novembro aconteceu o Hackathon Copel 2022, uma maratona de inovação proposta pela Copel para estudantes de graduação de todo o Paraná. A equipe Fohat formado por estudantes da UTFPR Cornélio Procópio fico em primeiro lugar. Além da premiação os estudantes, Matheus de Bortoli Pastega, Pedro Enzo Laurynovis Gomes, Felipe Alves Cerquiare, Allan Simões Adegas e Caio Felipe da Silva Evangelista, tem a possibilidade de estagiar na Copel para implantarem a solução vencedora.

A equipe propôs uma nova funcionalidade ao app da Copel, a qual permite que os clientes auxiliem a empresa a descobrir o problema, otimizando o deslocamento da equipe de suporte.

A solução ajudará a Copel no desenvolvendo de um dos maiores projetos de Redes Elétricas Inteligentes (REI) da América Latina. Uma iniciativa da empresa com potencial para mudar completamente o processo de distribuição de energia e a interação com os consumidores. Acelerando a digitalização dos seus negócios.

Além de universitários da UTFPR Cornélio Procópio, participam estudantes das cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Medianeira, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Com um total de 43 equipes, a competição de 36 horas de imersão contou com tutores, mentores e muita oportunidade de networking durante o evento, uma experiência incrível aos participantes:

Matheus de Bortoli Pastega: “Uma experiência incomparável, uma excelente oportunidade de trazer nosso conhecimento do ambiente acadêmico para resolver problemas do mundo real. Afinal, engenharia é sobre isso. Acredito que todos nós alunos precisamos participar de eventos assim pelo menos uma vez. O prêmio é apenas um extra, comparado ao meu crescimento com pessoa e o nosso como equipe. No fim, toda aquela ansiedade valeu a pena. Faria de novo, com certeza.”

Pedro Enzo Laurynovis Gomes: “Um evento único, que me proporcionou novas perspectivas a respeito de trabalho em equipe e organização. Foi de grande satisfação ter feito parte e seria de extrema importância que todos participassem de algo parecido ao menos uma vez.”

Felipe Alves Cerquiare: “Foi uma experiência única e de muito aprendizado, e que com certeza agregará em nosso futuro.”

Allan Simões Adegas: “Sem dúvidas uma experiência única, é incrível poder transformar nossas ideias em projetos e apresentar para uma empresa tão aberta a inovação como a Copel.”

Caio Felipe da Silva Evangelista: “A participação do hackathon estimulou a nossa criatividade, o trabalho em equipe, a gestão de tempo e o empreendedorismo, já que juntos, escolhemos e validamos um problema real e propomos a solução de maior eficiência e menor esforço que conseguimos pensar durante o evento. Todo esse conhecimento prático é de extrema importância em nossas vidas pessoais e profissionais, uma vez que melhora a nossa capacidade de resolver problemas.”

Felipe Haddad Manfio, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-CP, conta que “o evento contou com 04 equipes da UTFPR Cornélio Procópio de diversos cursos, demonstrando o engajamento dos estudantes para construir ideias inovadoras”, ressaltando o apoio e a atenção da Copel na organização e logística do evento.

A UTFPR parabeniza aos alunos pela conquista!

Saiba mais sobre o Hackathon Copel 2022: Hackathon - Copel - Pura Energia