Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Novo Equipamento é instalado no Laboratório Multiusuário CCCT-CP

Novo Equipamento é instalado no Laboratório Multiusuário CCCT-CP

publicado: 03/05/2021 01h06 última modificação: 03/05/2021 01h06

O Laboratório Multiusuário*Centro de Computação Científica e Tecnológica” do Câmpus Cornélio Procópio (CCCT-C tem computadores (servidores) para Computação de Alto Desempenho, voltados principalmente para realizar modelagens/simulações, cálculos numéricos e processamento de dados que exijam uma grande quantidade de recursos computacionais.

Qualquer pesquisador da UTFPR, sejam docentes, discentes de graduação, pós-graduação e técnicos-administrativos, podem ter uma conta para desenvolvimento de projeto de pesquisa no centro, sendo que os discentes precisam estar realizando uma pesquisa orientada por um docente  para solicitar cadastro. O acesso ao sistema é totalmente remoto e a execução das simulações é gerenciada por um sistema de filas.

O CCCT-CP contava, até ano passado, com um switch pouco robusto e dois equipamentos principais, cada um possuindo 32 cores de 2.1 GHz e 256 GB de RAM.

Por meio do apoio financeiro recebido da Direção Geral do Câmpus CP, em 2020, foi adquirido um novo servidor, mais moderno, com 24 processadores de 3.0 GHz, o que aumenta a capacidade de processamento do sistema. Também foi adquirido um switch configurável, que elevou a velocidade de comunicação entre os equipamentos.

No mês de fevereiro de 2021 foi concluída a instalação física dos novos aparelhos e durante o mês de março foi realizada a instalação e configuração do novo sistema.

Um fator limitante ainda é a disponibilidade de espaço em disco dos equipamentos e a reduzida memória RAM da nova máquina. Neste sentido, a DIRPPG adquiriu  HDs com objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento do sistema, que permitirá maior funcionalidade do centro.

Estamos trabalhando para lançar uma página wiki com informações e tutoriais, assim como cursos para novos usuários ao longo do ano. Informações ou solicitações de cadastro, para uso do CCCT-CP, podem ser enviadas para o e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br.

Os LabMults foram instituídos na UTFPR pela Resolução COPPG Nº 056-18, de 26/09/2018, com o intuito de otimizar o uso de recursos, principalmente de equipamentos de alto custo, para que todos os pesquisadores da universidade possam utilizá-los. A lista com todos os LabMults da UTFPR pode ser encontrada no site:http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios

Também é possível encontrar informações sobre o CCCT-CP junto à PROPPG: https://portal.utfpr.edu.br/cp/ccct-cp