Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Professor Márcio Jacometti é oficialmente reconduzido à Direção-Geral do Campus CP
conteúdo

Notícias

Professor Márcio Jacometti é oficialmente reconduzido à Direção-Geral do Campus CP

Posse Direção-Geral

publicado: 28/05/2021 15h36 última modificação: 28/05/2021 16h41

Com a publicação da Portaria nº 831, de 25 de maio de 2012, pelo Gabinete da Reitoria da UTFPR, o professor Márcio Jacometti foi oficialmente reconduzido ao cargo de Diretor -Geral do Campus Cornélio Procópio.

Após o encerramento de duas etapas da consulta para a escolha dos novos diretores nos 12 Campi da rede UTFPR, o Reitor, professor Marcos Schiefler, reconheceu o resultado das consultas e assinou as portarias de nomeação dos novos diretores. Mais uma vez, foram respeitados todos os trâmites dos processos de escolha e, de modo transparente e democrático, as preferências da comunidade acadêmica e de seus representantes.  

Em 12 de maio de 2021, em Consulta Informal junto à comunidade acadêmica, o professor Marcio Jacometti recebeu o maior número de votos entre as categorias votantes, atingindo 53,6% das escolhas, contra 34% do segundo colocado e 9,3% do terceiro colocado. No pleito informal realizado junto a comunidade acadêmica, o professor Jacometti venceu em todas as três categorias da consulta. Jacometti foi o mais votado entre os técnicos administrativos, com 50 votos, o mais votado entre os professores, com 100 votos, e o mais votado entre os estudantes, com 426 votos.

No dia 20 de maio de 2021, o Conselho Universitário - COUNI da UTFPR realizou a Consulta Formal para a escolha dos novos diretores-gerais dos Campi da UTFPR. Mais uma vez,  Jacometti recebeu a maior quantidade de votos e venceu a consulta entre os conselheiros. Na ocasião, Jacometti foi agraciado com 35 votos dos conselheiros, enquanto o segundo colocado na consulta recebeu 1 voto.

O professor Márcio Jacometti dirigiu o Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR nos últimos 04 anos, conquistando excelentes resultados e realizações importantes. Na pesquisa, Jacometti e o Diretor de Pós-Graduação-DIRPPG do Campus, o professor Edson Hideki Koroishi e sua equipe empenharam-se para garantir na pós-graduação todas as condições para a expansão e a consolidação dos programas, destinando recursos para a participação dos pesquisadores em eventos científicos, publicações acadêmicas de alto impacto, aquisições de equipamentos e otimização dos laboratórios e demais ambientes.

Na extensão e nas relações com a comunidade externa, Jacometti e a equipe da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC, conduzida pelo servidor Felipe Haddad, abriram editais de extensão com critérios claros e objetivos, facilitando o acesso dos extensionistas e dos voluntários a recursos financeiros para o pagamento de bolsas e outros incentivos. Também foram intensificadas, sobretudo durante a pandemia, ações para garantir aos estudantes de graduação a realização de estágios com a formalização de novos convênios e parcerias com empresas de todo o Brasil.

A DIREC foi responsável ainda pelos projetos de criação do Ecossistema de Inovação de Cornélio Procópio, fortalecimento e ampliação da Incubadora de Inovações e do Hotel Tecnológico e início das obras de construção do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-CP, o maior e mais complexo projeto de desenvolvimento regional da história de Cornélio Procópio. Nos últimos 04 anos a criação do Ecossistema de Inovação funcionou como um mecanismo eficiente para atrair novas empresas e despertar o interesse de empreendedores de todo o país. Nesse período, mais de 20 empresas vieram de outras cidades e regiões para se instalar em Cornélio Procópio, sem contar as empresas que surgiram e foram graduadas pela Incubadora de Inovações e Hotel Tecnológico, a partir da iniciativa empreendedora de nossos estudantes e empresários locais. O incentivo à criação das Empresas Juniores pelos estudantes dos cursos de graduação é um dos melhores exemplos do fomento ao intraempreendedorismo por essa gestão.

Jacometti é um dos idealizadores do Ecossistema de Inovação da UTFPR. Ele participou da formação do habitat de inovações do Câmpus ajudando na criação do Hotel Tecnológico e da Incubadora de Inovações, bem como, na obtenção das certificações e acesso a recursos. Como docente da área de Gestão e Empreendedorismo do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - DACHS do Campus Cornélio e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial do Campus Curitiba, ele compreende que o desenvolvimento local e regional passa pela criação, fortalecimento e ampliação de instituições de excelência como a UTFPR, a Incubadora de Inovações e o Parque Científico e Tecnológico, entre outras. São essas instituições e as pessoas que dela participam que induzem crescimento e proporcionam aos empreendedores, pesquisadores e estudantes as oportunidades que eles precisam para criar produtos e serviços inovadores e desenvolver negócios dinâmicos e sustentáveis.  

No ensino,  Jacometti e o Diretor de Graduação e Educação Profissional - DIRGRAD, professor José Augusto Fabri, os integrantes da equipe da DIRGRAD e os coordenadores de cursos, assumiram a difícil tarefa de melhorar as notas e ampliar o potencial de atratividade dos cursos de graduação do Campus Cornélio. As coordenações receberam apoio para desenvolver ações de aprimoramento didático-pedagógico, estruturar novos ambientes, como laboratórios e a aquisição de equipamentos mais sofisticados para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Ademais, Jacometti, juntamente com os docentes da área de Qualidade de Vida do DACHS-CP, incentivaram as atividades culturais em todas as suas dimensões e prática de esportes pelos estudantes. O objetivo é melhorar as condições de saúde, sobretudo mental, a concentração, o raciocínio lógico e a tomada de decisões, e garantir que os estudantes se identifiquem mais com o Campus ao participarem de atividades como o e-Sports, CheerLeaders, Futebol Americano e outras. Além disso, não faltou apoio para os projetos de tecnologia e inovação voltados para competições, como, por exemplo, as equipes de Baja e Fórmula, Aerodesig, de Lançamentos de Foguetes, entre outros.

Mas, o grande desafio dessa gestão, da DIRGRAD e das coordenações de cursos foi vencer as dificuldades impostas e gerenciar os problemas gerados pela pandemia do coronavírus. A crise provocada pela Covid-19 e que paralisou o calendário da UTFPR em 2020, obrigou servidores e estudantes a migrarem as atividades de ensino das modalidades presenciais para as modalidades remotas. O trabalho realizado pelo Campus Cornélio, desde o início da pandemia, tornou-se referência para a rede UTFPR. Com soluções inteligentes, iniciativas simples e ações práticas, o Campus Cornélio foi a unidade da rede que, proporcionalmente, mais ofertou disciplinas e abriu turmas na modalidade remota em todo o sistema. E os bons resultados apareceram rapidamente. Em 2020, o Campus Cornélio Procópio formou 270 estudantes em todos os cursos de graduação.

Essas e outras ações foram valorizadas e reconhecidas pela comunidade. Servidores e estudantes reconheceram na Gestão do professor Márcio Jacometti o compromisso com a qualidade, com a transparência e com os princípios democráticos que regem a instituição. Por conta disso, a comunidade acadêmica outorgou-lhe um novo mandato, acreditando que juntos poderemos fazer mais e melhor pela formação, pela instituição e por Cornélio Procópio nos próximo 04 anos. O novo mandato será do dia 01/06/2021 a 31/05/2025. 

Ao Jacometti, parabéns e muito sucesso nesta nova gestão!