Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Prospecção de novos recursos para a Extensão e o PCT do Campus CP

Prospecção de novos recursos para a Extensão e o PCT do Campus CP

Relações Empresariais e Comunitárias

publicado: 27/05/2021 23h21 última modificação: 27/05/2021 23h21

O Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e Diretor do Parque Científico e Tecnológico, Felipe Haddad Manfio, e a Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UTFPR Campus Cornélio Procópio, professora Sônia Maria Rodrigues, participaram de uma importante reunião com lideranças políticas da cidade e do Estado do Paraná.

O encontro aconteceu no último dia 24 de maio de 2021, no Centro Cultural de Cornélio Procópio. Na ocasião, os representantes da UTFPR-CP tiveram a oportunidade de acompanhar o evento de Prestação de Contas do Deputado Federal Rubens Bueno e discutir com o parlamentar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que o Parque Científico e Tecnológico proporcionará para a cidade e para a região, além da importância das ações desenvolvidas pelos projetos de extensão. Os representantes da UTFPR-CP aproveitaram para pedir o apoio do Deputado para a implantação das demais etapas de construção do Parque Tecnológico, cujas obras encontram-se nas fases iniciais com a edificação do bloco administrativo e a liberação do pedido de emenda parlamentar, realizada em 2019, que contemplará diversas ações de extensão.

“O Deputado Federal Rubens Bueno é um importante aliado do Campus Cornélio Procópio. Ele está sempre atento às demandas de nossa instituição e tem destinado recursos financeiros através de emendas parlamentares que contribuem de modo significativo para a realização de diversas atividades no Câmpus. Temos certeza que ele continuará nos ajudando com o projeto do Parque Tecnológico”, salientou a Professora Sônia Maria Rodrigues.

O Diretor de Relações Empresariais da UTFPR-CP, Felipe Haddad Manfio, destacou a importância que um projeto dessa envergadura tem para uma região que demonstra forte potencial para a ciência, a tecnologia e a inovação. Segundo Felipe Haddad, os resultados que o Campus Cornélio tem alcançado com a Incubadora de Inovações e o Hotel Tecnológico são extremamente relevantes. Além das empresas graduadas pela UTFPR-CP, ao longo dos últimos 10 anos, a universidade tem se transformado em um importante instrumento de atração de novas empresas para a cidade.

Somente nos últimos 04 anos, 7 empresas de diferentes áreas da ciência e da tecnologia instalaram-se em Cornélio Procópio por meio da UTFPR-CP. As empresas vieram de cidades de São Paulo, Marília e Londrina. Para 2021, outras 5 empresas oriundas de cidades de Curitiba e Londrina já efetuaram suas inscrições, via editais de seleção, para instalar-se em Cornélio Procópio.

“Com o Parque Tecnológico funcionando em nossa cidade, nossas expectativas indicam que esses números vão crescer ainda mais. O poder de atração do Parque é muito grande e as empresas com grande potencial inovativo e para gerar empregos de alta qualidade já estão atentas às novas oportunidades. E nós não estamos projetando tudo isso com base em suposições. Os resultados que as empresas que já atuam na Incubadora de Inovações e do Hotel Tecnológico comprovam o que estamos dizendo”, destacou Felipe Haddad.

Diante das oportunidades, mas, sobretudo, com base nos resultados obtidos pela UTFPR-CP nos últimos 4 anos, o Deputado Federal Rubens Bueno e o vereador Odair Matias se prontificaram a conversar com os demais representantes do Paraná na Câmara dos Deputados, indicando inclusive a possibilidade do governo empenhar recursos para a continuidade das obras de construção do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-CP por uma emenda de bancada. Além disso, os deputados paranaenses podem abrir novos canais de discussão com os governos federal e estadual, com o objetivo de consolidar as ações desenvolvidas pela Direção-Geral do Campus.

Os representantes da UTFPR-CP, em nome da Direção-Geral do Câmpus Cornélio, agradeceram a presença do Deputado Federal Rubens Bueno e reafirmaram o compromisso de continuar dialogando com as lideranças políticas do Paraná e do Brasil para promover o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico de Cornélio Procópio e de toda região.