Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Cursos de Letras da UTFPR são contemplados com projeto internacional para formação para professores
conteúdo

Notícias

Cursos de Letras da UTFPR são contemplados com projeto internacional para formação para professores

IDIOMA

O projeto visa auxiliar os professores de inglês em formação e em serviço a desenvolver suas habilidades de ensino em áreas específicas
publicado: 27/07/2021 21h54 última modificação: 12/11/2022 19h44
Foto: br.freepik.com

Foto: br.freepik.com

Os campus Curitiba e Pato Branco da UTFPR, onde estão os cursos de Letras da Universidade, foram contemplados entre outras 12 universidades do Brasil para a realização do programa Virtual English Language Fellow (VELF). O programa proporcionará cursos de formação, ministrados por uma docente norte-americana doutora em Culture, Literacy, and Language e com ampla experiência na formação de professores, para professores de inglês da rede básica de ensino e acadêmicos do curso de graduação em Letras - Inglês do campus Curitiba e do curso de graduação em Letras - Português/Inglês do campus Pato Branco.

O programa acontece por meio do projeto "Professional development for pre-service/in-service English teachers at UTFPR", que consiste na oferta de quatro cursos: "Professional development 1: Improvement of Oral Skills for Brazilian Speakers", "Professional development 2: Intercultural competence", "Professional development 3: Vocabulary improvement for Brazilian Speakers" e "Professional development 4: Technology and methodologies in language teaching". Cada curso terá duração aproximada de um mês, com atividades síncronas e assíncronas. Os cursos são totalmente on-line e com inscrições independentes, ou seja, o participante pode se inscrever em um ou mais cursos, nos respectivos prazos a serem divulgados.

Para Andressa Brawerman Albini e Marcele Garbin Dagios, professoras da UTFPR e coordenadoras do "Professional development for pre-service/in-service English teachers at UTFPR", "o projeto visa auxiliar os professores de inglês em formação e em serviço a desenvolver suas habilidades de ensino em áreas específicas. Os quatro minicursos ofertados foram pensados especificamente para esses profissionais da educação, em formação ou já atuando na educação básica, no aprimoramento de suas competências em áreas como: oralidade, competência intercultural, aprimoramento de vocabulário e tecnologia e metodologias de ensino de línguas". Além das coordenadoras, os Professores Responsáveis pelas Atividades de Internacionalização (PRAINT) de cada curso de Letras, professor Dante Luiz de Lima e professora Taisa Pinetti Passoni, fazem parte da equipe de organização e execução do projeto.

O público-alvo desses cursos são estudantes da graduação em Letras-Inglês e Português-Inglês do campus Curitiba e Letras Português-Inglês do campus Pato Branco, assim como professores de inglês da educação básica de ambas as cidades. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM), do campus Curitiba e do Departamento de Letras (DALET), do campus Pato Branco, e é financiado pela Embaixada dos Estados Unidos, consulado no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) com apoio da Comissão Fulbright. As inscrições serão realizadas por meio de formulário específico. Mais informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto, pelos e-mails: marceledagios@utfpr.edu.br e andbraw@utfpr.edu.br.