Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Diretora-Geral do campus Curitiba inicia mandato
conteúdo

Notícias

Diretora-Geral do campus Curitiba inicia mandato

Nova gestão

Rossana Finau é a primeira mulher a ocupar a função
publicado: 01/06/2021 14h20 última modificação: 01/06/2021 14h20
Rossana Finau, eleita DG

Rossana Finau, eleita DG

Hoje (01/06), é oficialmente o primeiro dia de mandato da professora Rossana Finau, eleita Diretora-Geral do campus Curitiba. Em virtude das restrições sanitárias, não houve cerimônia de posse. Foi a Portaria de Pessoal GABIR-UTFPR nº 833, de 25 de maio de 2021, assinada pelo reitor Marcos Schiefler, que formalizou a nomeação para a função.

A professora Rossana fazia parte da gestão anterior e serão mantidos os mesmos quadros ocupantes dos postos mais próximos à Direção-Geral (DIRGE). De acordo com a estrutura administrativa do campus Curitiba, abaixo da DIRGE estão as diretorias de área e as assessorias. Segue a lista dos diretores e suas respectivas pastas:

DIRGRAD – Graduação e Educação Profissional – Áurea Niada (profa. do DAGEE);
DIRPPG – Pesquisa e Pós-Graduação – Julio Cesar Rodrigues de Azevedo (prof. do DAQBI);
DIREC – Relações Empresariais e Comunitárias – Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza (profa. do DAGEE);
DIRPLAD – Planejamento e Administração – Carlos Wellington Tenório de Araújo (servidor técnico-administrativo); além delas existem

As assessorias:
ASCOM – Comunicação e Imprensa – Vanessa Constance Ambrósio;
ASAVI – Avaliação Institucional – Miraldo Matuichuk;
ASCEV – Cerimonial e Eventos – Carolina Stuart; sendo que a única mudança fica por conta da
ASSEC – Assessora Executiva e Chefe de Gabinete da DIRGE-CT, cuja função passa a ser desempenhada por Anuschka Reichmann Lemos (profa. do DALIC), uma vez que antes o posto era da própria Rossana; e

As secretárias de gabinete: Maria de Lourdes Alves Figueiredo e Maria Dolores Ferrari.

Segundo a Diretora-Geral, os quadros foram mantidos “em primeiro lugar, porque a equipe está fazendo um excelente trabalho. Todas as direções e assessorias funcionam a pleno vapor; mesmo com a pandemia, nenhum processo ficou parado, tudo está sendo desenvolvido apesar da dificuldade do afastamento. E também, devido às restrições, sem interação presencial, não haveria como aprender a realizar a gestão, o que torna a troca de equipe desinteressante para o Campus.”

VOTAÇÃO

Rossana obteve uma maioria de 68% de votos no pleito do dia 12 de maio, realizado entre a comunidade acadêmica. Na votação dos conselheiros, ocorrida dia 20/5, o resultado foi 33 votos para Rossana e 3 para o outro candidato, Kleber Nabas, prof. do DAELN. Todos os eventos de coleta de votos tiveram formato remoto.

CURRÍCULO

Rossana Finau, como professora, tem 36 anos de vivência em sala de aula. Sua formação inclui Magistério, Letras Português, Mestrado e Doutorado na área de Linguística, com estudos voltados para os processos de ensino/aprendizagem das práticas linguísticas (o que lhe rendeu um Prêmio Jabuti pela publicação de livro nessa área). Além disso, dedicou-se também à pesquisa para colaborar com a descrição de línguas de sinais, principalmente LIBRAS, no intuito de colaborar com a produção de políticas públicas para inclusão da comunidade surda.

Ingressou em 2009 na UTFPR. Além de fazer parte, desde o início, dos conselhos e colegiados para auxiliar na gestão, Rossana foi chefe do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) do campus por duas gestões. Nesta função, investiu expressivamente na transformação do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional em Bacharelado em Comunicação Organizacional. Também atuou pela abertura da Licenciatura em Letras Português e a implantação do Mestrado em Estudos de Linguagens (PPEL).

A experiência plurivalente “delineia minha identidade profissional”, disse Rossana. Essa característica a levou a aceitar o convite do prof. Schiefler, atual reitor, para assumir a chefia de gabinete e a assessoria executiva da DIRGE-CT na última gestão. A experiência no cargo contribuiu com a decisão de candidatar-se à Direção-Geral. A nova Diretora também é mãe.

 

Publicado também em:

https://ecampus.ct.utfpr.edu.br/2021/primeira-mulher-diretora-geral-do-campus-inicia-mandato/