Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Primeiro ano na Nuvem Pública no campus Curitiba
conteúdo

Notícias

Primeiro ano na Nuvem Pública no campus Curitiba

Tecnologia

No momento, a COGETI hospeda aproximadamente 100 sites através deste serviço
publicado: 08/05/2021 14h00 última modificação: 08/05/2021 14h04

A Computação em Nuvem avança a passos largos no campus Curitiba da UTFPR. Durante o primeiro semestre de 2020, com o intenso trabalho da equipe da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI) do campus Curitiba, aproximadamente 80% de toda a infraestrutura de serviços do campus foi transferida para a nuvem pública. Os casos de migração mais complexa estão sendo tratados individualmente e, até o momento, ao menos 95% de toda a infraestrutura já foi migrada.

Os trabalhos da COGETI não se limitam à mera replicação da infraestrutura antiga: foi realizada uma completa reengenharia de todos os componentes. A nova infraestrutura foi otimizada para adequar-se às melhores práticas da nuvem. Serviços foram agrupados, componentes anteriormente superdimensionados foram ajustados e com isto foi possível reduzir drasticamente os custos estimados originalmente. Adicionalmente, vários equipamentos já obsoletos da infraestrutura antiga foram definitivamente desligados, gerando ainda maior economia.



A figura apresenta uma visão parcial da infraestrutura atual do Campus Curitiba

Além de prover maior segurança contra ataques cibernéticos, tal arquitetura permite alocar recursos de forma redundante, tornando as eventuais falhas em serviços praticamente imperceptíveis ao usuário final. No momento, a equipe da COGETI trabalha na otimização dos serviços já migrados e na implementação de redundância dos serviços críticos, distribuindo-os nas AZs de modo a proporcionar a continuidade de todos os principais serviços, mesmo em caso de falha ou manutenção programada.

Serviços ofertados

A nuvem pública do Campus Curitiba atende a praticamente todos os setores, tanto administrativos quanto acadêmicos. Uma das principais demandas é a criação de sites para abrigar conteúdos informativos, atender a projetos de pesquisa e certos projetos específicos.

Para atender de forma rápida, flexível e eficaz a estas demandas, a COGETI disponibiliza o serviço de hospedagem de sites. Através deste serviço, o usuário interessado recebe um endereço na Internet e um site básico em WordPress no qual tem total liberdade para definir o conteúdo que mais lhe convenha. No momento, a COGETI hospeda aproximadamente 100 sites através deste serviço. A agilidade proporcionada pela nuvem permite que estas demandas sejam atendidas em menos de 5 minutos.

Antes da adoção da nuvem pública, os dados e serviços do campus Curitiba estavam em alto risco de indisponibilidade e até mesmo de perda permanente. Com a adoção do modelo de nuvem pública, a possibilidade de ocorrência de eventos catastróficos fica praticamente afastada.

Devido à flexibilidade proporcionada pela nuvem e às otimizações implementadas pela COGETI, existe atualmente um grande saldo de serviços disponíveis que ainda podem ser utilizados. Qualquer solicitação pode ser encaminhada através do sistema de apoio no endereço da COGETI. Todas as demandas são analisadas e, sendo financeira e tecnicamente viáveis, são atendidas.