Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professores da UTFPR publicam livro de educação em engenharia
conteúdo

Notícias

Professores da UTFPR publicam livro de educação em engenharia

PESQUISA

O objetivo do livro é contribuir com novas metodologias para o ensino das Engenharias, em acordo com as recentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)
publicado: 22/07/2021 17h44 última modificação: 27/07/2021 22h34
Livro Educação em Engenharia: Aplicações no Ensino em Engenharia

Livro Educação em Engenharia: Aplicações no Ensino em Engenharia

Os professores Carlos Alberto Dallabona, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) e membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Digitais na Educação do campus Curitiba, Elis Regina Duarte, coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do campus Ponta Grossa, e os docentes do campus Curitiba, João Alberto Fabro, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e Gustavo Benvenutti Borba, Guilherme Alceu Schneider e Heitor Silvério Lopes, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), todos também do campus Curitiba, participaram da publicação do livro "Educação em Engenharia: Aplicações no Ensino em Engenharia"

A obra foi organizada pelos professores Dallabona e Elis, em conjunto com outros professores de outras instituições, e publicada neste mês pela editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo do livro é contribuir com novas metodologias para o ensino das Engenharias, em acordo com as recentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), de 2019.

O livro é uma realização do IFPB e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). De acordo com a Editora do IFPB, a obra "faz parte da série Reflexões em Educação e conta com a colaboração de diversos pesquisadores/professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)", que engloba a Universidade Tecnológica Federal do Paraná; os Institutos Federais; o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, assim como as escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais do país.

De acordo com Dallabona, a obra se divide em dois volumes, sendo o primeiro voltado à descrição de relatos de experiências e o segundo na exploração de conceitos da Educação no campo das Engenharias. O  primeiro volume já se encontra disponível para download e o segundo está em produção. Para mais informações, clique aqui.