Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Você sabe o que é e para que serve um Plano Diretor?
conteúdo

Notícias

Você sabe o que é e para que serve um Plano Diretor?

PLANO DIRETOR

Comissão de Elaboração vai passar um ano e meio construindo o Plano Diretor do campus Curitiba
publicado: 13/12/2022 21h05 última modificação: 13/12/2022 21h05
O Plano Diretor será construído de forma participativa com a comunidade universitária. (Foto: Arquivo)

O Plano Diretor será construído de forma participativa com a comunidade universitária. (Foto: Arquivo)

Até meados de 2024 o campus Curitiba terá um Plano Diretor para as três sedes: Centro, Ecoville e Neoville. O instrumento vai levantar as  necessidades da comunidade universitária, além de planejar e elaborar diretrizes para a infraestrutura física do campus. De acordo com Cleverson Sgoda, arquiteto e urbanista do Departamento de Projetos Civis da UTFPR, o objetivo é que os espaços sejam ordenados e planejados para que a universidade cumpra sua função social de forma sustentável. A professora Simone Polli - do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e presidente da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do campus Curitiba - explica que o Plano Diretor vai “tomar como base os interesses coletivos e difusos, tais como, a preservação da natureza e da memória, o atendimento às legislações e outros interesses específicos da comunidade acadêmica”. 

A professora Simone ensina que o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. É ele que define os usos e a forma de ocupação urbana, os lugares para implantar infraestruturas e equipamentos urbanos, trata do zoneamento e dos parâmetros urbanísticos que irão influenciar as construções, além de traçar as diretrizes de arruamento e o estudo de fluxo dos veículos. O Plano Diretor trabalha ao mesmo tempo com aspectos sociais, ambientais e demográficos para planejar e produzir espaços físicos para abrigar atividades de trabalho, convívio, estudo, moradia, entre outras atividades. 

No Brasil, o conceito de Plano Diretor foi adaptado para planejar também as cidades universitárias.  O Plano Diretor do campus Curitiba será construído de forma participativa. Isso quer dizer que toda a comunidade universitária será convidada a colaborar com o processo a partir de diversas atividades e oficinas. Segundo Cleverson, o objetivo é “entender as necessidades dos departamentos e da administração do campus, levantando as fragilidades e potencialidades das estruturas físicas. A construção coletiva tem como objetivo sintetizar e apresentar à comunidade indicações dos cenários possíveis e a organização e sistematização do material desenvolvido em oficinas e nos relatórios”.

Comissões

A Comissão de Elaboração do Plano Diretor do campus Curitiba trabalha na construção do instrumento e nas metodologias de participação. O grupo é formado por professores e servidores técnicos de várias áreas de formação e de atuação. Uma outra comissão  - denominada de Comissão de Acompanhamento - está em processo de organização e será formada por representantes dos professores, dos técnicos administrativos, dos alunos e dos trabalhadores terceirizados. Este segundo grupo, subordinado ao primeiro, vai fazer a interlocução entre a Comissão de Elaboração e a comunidade acadêmica sobre as demandas de espaços físicos adequados para a realização das atividades pedagógicas, administrativas, de gestão, entre outras. 

Trabalho

O trabalho da Comissão de Elaboração começou com um estudo sobre instrumentos criados em instituições nacionais, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fora do Brasil algumas referências foram os planos diretores da Universidad de Concepción (Chile), da Pontifícia Universidade Católica da Colômbia, Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Universidade da Califórnia (EUA), da Universidade de Washington (EUA) e da Universidade de Toronto (Canadá).

O Plano Diretor do campus Curitiba será desenvolvido em três grandes fases: leitura temática integrada, com o levantamento dos problemas e potencialidades; a fase propositiva, com a indicação dos cenários possíveis (tendencial, intermediário e futuro); e a tabulação e sistematização do material das oficinas e conclusão dos relatórios.

2023

Em fevereiro de 2023 será realizada a Semana do Plano Diretor. Entre os dias 13 e 16, a comunidade universitária será convidada a participar de oficinas que vão contribuir com os primeiros passos de construção do plano. 

O Plano Diretor deve ser entregue para a direção-geral do campus em meados de 2024. No entanto, o instrumento segue em construção contínua. “Serão gerados relatórios, documentos e implantações gerais sobre as três sedes. Os documentos definirão estratégias e perspectivas para tomada de decisões pela direção do campus Curitiba”, informa Cleverson. 


Hoje os materiais de Planos Diretores dos campi da UTFPR estão disponíveis neste link.