Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Cidade Amiga do Idoso
conteúdo

Notícias

Cidade Amiga do Idoso

UTFPR campus Dois Vizinhos participa da elaboração do Programa Cidades Amigas da Pessoa Idosa
publicado: 08/06/2021 12h01 última modificação: 08/06/2021 12h01
Imagem: Guia Global: Cidade Amiga do Idoso, Organização Mundial da Saúde - OMS

Imagem: Guia Global: Cidade Amiga do Idoso, Organização Mundial da Saúde - OMS

A UTFPR campus Dois Vizinhos, participou em 2019 e 2020, juntamente com o campus Pato Branco, Francisco Beltrão e a UFS campus Realeza de projeto de Assessoria aos municípios do Sudoeste do PR, para a elaboração do Plano Municipal da Pessoa Idosa, o qual contém a Caracterização e Mapeamento do Município, a Pesquisa de Campo e o Plano de Ação, em 09 Dimensões/Eixos Temáticos.

A finalidade é incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, assim contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.

Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população. O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.

A lista de providências a serem tomadas para que uma cidade seja mais amigável aos idosos inclui desde o silêncio na madrugada – para que as horas de sono sejam respeitadas –, a acessibilidade nas calçadas, prédios públicos e a criação de áreas verdes de descanso, até itens sobre comportamento respeitoso e inclusão social.

Para que a cidade receba selo de Cidade Amiga do Idoso e esteja de acordo com as diretrizes da OMS, além dos três pilares (saúde, segurança e participação), são considerados pela organização internacional como essenciais ao envelhecimento ativo:

  • Espaços abertos e prédios
  • Transporte
  • Moradia
  • Participação social
  • Respeito e inclusão social
  • Participação cívica e emprego
  • Comunicação e informação
  • Apoio comunitário e serviços de saúde

O trabalho todo foi elaborado para 09 municípios, envolvendo também o projeto de lei e a lei nos seus respectivos municípios, passando pela Câmara de Vereadores e depois homologado pelo executivo local, cujos municípios receberam o Selo de Cidade Amiga do Idoso, conferido pela OMS/OPAS.

Este ano a princípio são 12 municípios interessados na elaboração deste Plano no Estado do Paraná, o qual tem o apoio da deputada Leandre Dal Ponte e cujos trabalhos são coordenados pela professora Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR campus Pato Branco.

A UTFPR-DV convida servidores, estudantes, instituições, empresas e membros da sociedade civil organizada para participarem desse processo de construção dos referidos Planos. Os interessados devem entrar em contato, pelo fone/WhatsApp, com os professores Sérgio Luiz Kuhn (45) 99974-1719 e ou Alfredo de Gouvêa (46) 99115-8073.