Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > UTFPR-DV 15 ANOS
conteúdo

Notícias

UTFPR-DV 15 ANOS

UTFPR-DV lança livro digital em comemoração aos seus 15 anos de transformação em Câmpus Universitário
publicado: 25/03/2021 07h25 última modificação: 25/03/2021 07h25
Livro “UTFPR Câmpus Dois Vizinhos - 15 anos transformando e evoluindo”

Livro “UTFPR Câmpus Dois Vizinhos - 15 anos transformando e evoluindo”

Em 2020 o Câmpus Dois Vizinhos completou 15 anos como Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 24 anos de existência e 50 anos de história.

Sua origem remonta à década de 70, com o sonho da comunidade para a implantação de uma Escola Agrotécnica Federal na região. Na busca da concretização deste sonho houve o empenho da comunidade duovizinhense e, principalmente, das autoridades da época, culminando com a concretização em 1996, através da inauguração das obras da Escola. Em 2003 a Escola Agrotécnica de Dois Vizinhos foi incorporada ao Sistema CEFET-PR e, em 2005, com sua transformação em UTFPR, tornou-se um Câmpus universitário.

Para marcar tão importante data para a instituição e para o município de Dois Vizinhos, a gestão do Câmpus, através do professor Everton Lozano e a equipe designada para organizar as ações comemorativas, planejou o livro “UTFPR Câmpus Dois Vizinhos - 15 anos transformando e evoluindo”, o qual faz um resgate da história do Câmpus e dos atores que atuaram para que esta se concretizasse.

O livro apresenta a história através da visão de seus atores, trazendo as experiências e vivências de alunos e egressos, servidores e pessoas da comunidade externa, os quais compartilharam suas experiências e seu amor pela instituição através de textos e fotos. A partir do material coletado, o professor Everton e a servidora Sandra J. Mezzomo organizaram o livro, em cinco capítulos, os quais, de uma forma leve, descontraída e singular, revelam muito sobre o Câmpus e as pessoas que dele fazem ou fizeram parte.

Acima de tudo, o livro representa um marco na história da instituição e uma homenagem de extremo carinho pela sua importância na vida de tantas pessoas e da comunidade duovizinhense e, com certeza, será sempre um memorial de todo o caminho trilhado e um farol para apontar a importância de acreditar e lutar pelos sonhos, sejam eles individuais ou coletivos.

O livro pode ser lido ou baixado AQUI e, nas palavras, do Diretor-Geral, convidamos a todos para que o “apreciem sem moderação”.