Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Oportunidade de estudar na UTFPR
conteúdo

Notícias

Oportunidade de estudar na UTFPR

Edital de inscrição para as vagas complementares está aberto
publicado: 07/05/2021 10h31 última modificação: 13/05/2021 15h04

Estão abertas até o dia 04 de junho, as inscrições para a complementação da Lista de Espera do Sisu 2021/1. Quem tem interesse em uma das graduações ofertadas pela UTFPR de Francisco Beltrão deve entrar no site da instituição e se inscrever. Primeiramente serão selecionados os candidatos que escolherem concorrer com sua nota do Enem 2020. Na sequencia, candidatos com a nota do Enem 2016, 2017, 2018, 2019  e, finalmente serão selecionados os candidatos que escolherem concorrer apenas com o rendimento escolar informado no seu Histórico Escolar que comprove a conclusão do Ensino Médio. 

O processo de seleção da UTFPR adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública.

A oportunidade é para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática. Os inscritos poderão ser convocados para a 3ª chamada.

As inscrições e o requerimento da matrícula acontecerão totalmente de forma virtual, pelo site:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/complemento-da-lista-de-espera

Caso restar dúvida, os candidatos podem entrar em contato através deste link:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu/documentos-para-matricula/contatos%20Sisu%2020202

 

Cursos e oportunidades

Os cursos de engenharia possuem a duração de dez semestres e as aulas são ministradas em período integral. Já a licenciatura é um curso noturno com a duração de quatro anos.

Os engenheiros de alimentos egressos da UTFPR são qualificados para atuar amplamente na cadeia produtiva de alimentos, desde a elaboração do projeto industrial, planejamento de equipamentos e seleção de matérias-primas até o transporte e comercialização dos produtos.

O foco do curso de Engenharia Ambiental é a atuação no planejamento, gestão e tecnologia ambiental, seja na área agrícola, ambiental ou industrial.

O engenheiro químico é habilitado para exercer a profissão em diversas áreas como cosméticos, fármacos, papel e celulose, cimento, petroquímica e siderurgia.

Além de cursar a graduação em uma universidade pública e gratuita, os alunos que forem selecionados aos cursos da UTFPR são programas de dupla diplomação e parcerias internacionais. Com eles, o aluno poderá realizar um período do curso na instituição e outro em uma universidade fora do País e ainda receber um diploma de graduação estrangeiro.