Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Conexão UTFPR debate ensino da Matemática e inclusão
conteúdo

Notícias

Conexão UTFPR debate ensino da Matemática e inclusão

Live

Transmissão será na próxima terça, às 14h, nos canais do YouTube e Facebook da Universidade
publicado: 27/05/2022 18h07 última modificação: 30/05/2022 10h53
Transmissão será no dia 31, às 14h, no Facebook e no YouTube (Foto: Freepik)

Transmissão será no dia 31, às 14h, no Facebook e no YouTube (Foto: Freepik)

O programa Conexão UTFPR da próxima semana vai tratar dos recursos e metodologias no ensino da Matemática que levam em conta o princípio do Desenho Universal, termo usado para o projeto de produtos, serviços e ambientes que possam ser usados por todos, contemplando a diversidade humana.  A transmissão começa às 14h da terça-feira, dia 31, nas contas oficiais da UTFPR no Facebook e no YouTube

Com o tema “O Ensino de Matemática no Princípio do Desenho Universal”, a live contará com a participação de Rubens Ferronato, criador do Multiplano, aparelho didático destinado a auxiliar o aprendizado da matemática e estatística numa perspectiva da educação regular e inclusiva, e das professoras do Campus Pato Branco Mirélia Flausino Vogel e Teodora Pinheiro Figueroa.

Para atender toda a diversidade humana, o Desenho Universal busca permitir com que o uso de produtos, serviços e ambientes seja feito da maneira mais independente e natural possível, no maior número de situações, sem a necessidade de adaptação, modificação, uso de dispositivos de assistência ou soluções especializadas. Assim, leva em conta sete princípios: igualitário (uso equiparável para pessoas com diferentes capacidades), adaptável (uso flexível com leque amplo de preferências e habilidades), óbvio (simples e intuitivo, fácil de entender), conhecido (informação perceptível), seguro (tolerante ao erro, diminuindo riscos de ações involuntárias), sem esforço (com pouca exigência de esforço físico) e abrangente (tamanho e espaço para o acesso e o uso).

Interessados em acompanhar a transmissão e receber certificado devem se inscrever gratuitamente no site do evento.

Conheça os convidados

Rubens Ferronato
Graduado em Ciências Exatas pela Unipar de Umuarama. Especialista em Ciências Exatas pela Unioeste de Cascavel. Mestrado em Engenharia da Produção, pela UFSC de Florianópolis. Tem experiência como docente na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior e em Especialização. É palestrante na área da Matemática no princípio do Desenho Universal, além de ministrar cursos em instituições públicas e privadas. Criador e desenvolvedor de materiais pedagógicos voltados ao ensino da matemática em perspectiva inclusiva. Pesquisador de novas metodologias de ensino, aplicação e disseminação de um formato diferenciado de se ensinar a Matemática no mundo contemporâneo.

Mirélia Flausino Vogel
Mestre em Educação e Linguagem, Especialização em Educação Especial e Letras e graduação em Letras. É professora do Magistério Superior na UTFPR, Campus Pato Branco, onde atua também, há 12 anos, na Coordenação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Teodora Pinheiro Figueroa
Professora do Departamento de Matemática da UTFPR, Campus Pato Branco. Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática (Gedim) da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro do GT-14 Didática da Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR, Campus Pato Branco, e coordenadora do Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (Gices).