Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Conheça as diferenças entre MBA, especialização, mestrado e doutorado
conteúdo

Notícias

Conheça as diferenças entre MBA, especialização, mestrado e doutorado

Carreira

Entenda os diferentes tipos de cursos de pós-graduação
publicado: 22/07/2021 10h57 última modificação: 22/07/2021 11h03
Veja qual curso é voltada para você (Foto: Freepik editada)

Veja qual curso é voltada para você (Foto: Freepik editada)

Está pensando em fazer uma pós-graduação, mas ainda não decidiu qual escolher? 🤔

Antes de tudo, é importante saber que estes programas são divididos em duas categorias. Uma delas é a Lato sensu, que atende demandas específicas do mercado de trabalho, por meio de especialização e MBA. A outra é a Stricto sensu, que visa a produção científica e acadêmica, com mestrado e doutorado.

Confira mais detalhes a seguir:

Lato Sensu

A categoria Lato sensu oferece qualificação profissional em uma determinada área do mercado de trabalho, conferindo um certificado após sua conclusão. Os valores de cada um variam bastante, de acordo com cada instituição, e podem ser ministrados por professores e especialistas atuantes em universidades e indústrias. Possui dois tipos de cursos: especialização e MBA. Conheça mais sobre cada um deles:

🎓 Especialização

O que é?
Um dos cursos da categoria lato sensu, a especialização atualiza e prepara o profissional para melhor atuar no mercado de trabalho, conferindo habilidades técnicas e conhecimentos específicos.
Oferece a possibilidade de realizar um curso em uma área diferente da sua graduação. Dessa forma, você pode se aprofundar em um certo tema, de acordo com o que precisa para sua profissão.

Quem pode cursar?
O único requisito para cursar uma especialização é já ter se graduado em um curso superior de bacharelado, licenciatura ou tecnologia.

Qual a duração?
No Brasil, os programas de especialização possuem duração mínima de 360 horas. O tempo médio de realização destes cursos é de um ano.

Onde cursar?
Na hora de pesquisar onde realizar seu curso de pós-graduação, é importante saber que estes programas podem apenas ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC. Você pode consultar as instituições habilitadas neste link.

Especialização na UTFPR
A UTFPR possui 96 cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento, ofertados com mensalidades mais acessíveis.

🎓 MBA

O que significa MBA?
A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration, que pode ser traduzido como “mestrado em administração de negócios”. Apesar de ter esse nome, o MBA não é um curso de mestrado. Este programa é compreendido pelo MEC como um tipo de especialização, específico da área ampla de Administração.

O que é?
O MBA é uma opção de pós-graduação que oferece uma formação teórica, técnica e prática para aprimorar a atuação profissional nas áreas de administração e gestão em organizações. 
Diferentemente de outros cursos de especialização, este programa é indicado para pessoas que já têm alguma experiência no mercado de trabalho. Por serem focados em casos reais e possuírem aulas dinâmicas e práticas, os MBAs requerem dos alunos uma bagagem profissional própria para obter um melhor aproveitamento do curso.
Geralmente, estes programas são procurados por pessoas que trabalham em cargos administrativos, executivos ou de gestão.

Quem pode cursar?
Para realizar um MBA, o ideal é já possuir experiência profissional, além de obrigatoriamente ter um diploma de graduação.

Qual a duração?
A duração mínima de um MBA reconhecida pelo MEC é de 360 horas. O tempo médio para realização é de um a dois anos.

Onde cursar?
Na hora de pesquisar onde realizar seu curso, é importante saber que estes programas podem apenas ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC.

MBA na UTFPR
Atualmente, a UTFPR conta com 13 cursos de MBA, distribuídos em quatro campi, ofertados com mensalidades mais acessíveis.

 

Stricto Sensu

O Stricto sensu é voltado para a produção científica e acadêmica, com a realização de pesquisas aplicadas na realidade social ou mercadológica. Com cursos de mestrado e doutorado, concede aos alunos uma titulação acadêmica por meio de diploma. Para isso, é necessária a produção de uma tese ou dissertação ao longo do curso, que deve ser aprovada por uma banca avaliadora.

🎓 Mestrado

O que é?
O mestrado é uma pós-graduação Stricto sensu que estimula a reflexão e o desenvolvimento de uma pesquisa sobre um tema específico, aprofundando os conhecimentos obtidos na graduação. Na ordem da hierarquia acadêmica, é o segundo maior grau que se pode obter.
Existem ainda dois tipos de mestrado: o profissional e o acadêmico. A diferença é que o mestrado profissional é voltado para a capacitação para as demandas do mercado. Já o acadêmico busca estudar temas relevantes para a sociedade.

Quem pode cursar?
Para realizar um curso de mestrado é necessário já ter se graduado no ensino superior, como bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Qual a duração?
Em média, os cursos de mestrado possuem duração de dois anos. Apesar de a carga horária em sala de aula não ser grande, estes cursos podem ser extensos devido ao tempo necessário para o desenvolvimento e a construção do trabalho científico exigido em uma dissertação.

Onde cursar?
Para decidir onde realizar seu mestrado, você deve sempre checar se o curso e instituição são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É importante também saber que apenas cursos aprovados pelo Conselho Nacional de Educação estão autorizados a graduar e certificar estudantes com o título de mestre.

Mestrado na UTFPR
A UTFPR oferece 59 programas de mestrado em 12 de seus campi, com mais de 3 mil alunos matriculados. Os cursos são das áreas de ciências humanas, exatas, sociais, agrárias, biológicas e da natureza. Do total, 18 programas estão avaliados como conceito 4 ou 5, as notas mais altas dos indicadores de qualidade da Capes.

🎓 Doutorado

O que é?
O doutorado é um grau acadêmico stricto sensu, a mais alta posição entre os tipos de pós-graduação. 
É o curso mais avançado da jornada acadêmica. O estudante trabalha e pesquisa intensamente para construir sua tese, em um projeto científico que busca desenvolver conhecimento da área de estudo.

Quem pode cursar?
A maioria das instituições requerem que o aluno já possua o título de mestre. Porém, existem casos excepcionais em que é possível realizar um curso de doutorado logo após a graduação, dependendo da proposta de pesquisa apresentada e do histórico acadêmico do candidato.

Qual a duração?
De todas as formas de pós-graduação, o doutorado é a com maior duração, levando de quatro a cinco anos para sua conclusão. Assim como o mestrado, este curso não possui grande carga horária em sala de aula, mas exige do aluno leitura e pesquisa de forma intensa para a produção da tese.

Onde cursar?
Antes de se inscrever para o doutorado, é necessário verificar se a instituição e o curso escolhidos são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Apenas cursos autorizados pelo Conselho Nacional de Educação podem graduar e conceder a titulação de doutor.

Doutorado na UTFPR
A Universidade possui 13 cursos de doutorado, com mais de 670 alunos matriculados. São programas nas áreas de Agronomia, Bioinformática, Engenharias, Tecnologia e Sociedade,  Planejamento e Governança Pública, Sustentabilidade, Ensino de Ciência e Tecnologia, Formação Científica e Desenvolvimento Regional.