Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Tudo o que você precisa saber sobre o Enem
conteúdo

Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem

Sisu

Você pode estudar em uma universidade sem mensalidades e sem vestibular
publicado: 14/07/2021 17h34 última modificação: 29/07/2021 10h45
Use a nota do Enem para entrar na UTFPR (Foto: Freepik editada)

Use a nota do Enem para entrar na UTFPR (Foto: Freepik editada)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado uma vez por ano em todo o Brasil. Os participantes podem usar a nota do exame para entrar em uma universidade pública ou privada do Brasil, sem precisar passar pelo tradicional processo de Vestibular. A pontuação também pode ser utilizada como uma forma de acesso a financiamento e apoio estudantil.

🎓 Quais universidades aceitam o Enem?

São mais de 100 universidades federais e estaduais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica os candidatos de acordo com a nota do Enem. A oferta por este processo seletivo pode ser integral ou parcial, sendo a outra parte via vestibular.

No caso da UTFPR, a seleção é 100% via Sisu/Enem. Em 2021, a Universidade oferta 8.886 vagas, sendo mais de 4 mil no primeiro e também no segundo semestre, em 13 cidades do Paraná. Metade das vagas para ampla concorrência e a outra reservada por cotas para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Para concorrer na primeira chamada, é preciso ter feito Enem 2020.

Veja mais sobre o exame a seguir:

📅 Quando é o Enem 2021?

As inscrições acontecem até 14 de julho de 2021, na página do Participante, com a previsão de aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro. A pontuação obtida no Enem 2021 vai ser utilizada no Sisu 2022 como forma de ingresso.

É só acessar o site do Inep para conferir o cronograma completo do Enem.

😀 Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer. A prova é voltada para quem concluiu o ensino médio neste ano ou em anos anteriores. Geralmente, conta com a participação de estudantes ‘treineiros’ que querem testar os conhecimentos.

🏦 Quanto custa a inscrição do Enem?

As inscrições são feitas na página do Participante, nas datas divulgadas no site. Em edições anteriores, a taxa cobrada pela organização foi de R$85.

O candidato deve selecionar o tipo de atendimento, caso tenha alguma deficiência ou condição específica, a opção de língua estrangeira entre inglês ou espanhol e, se houver, o formato da prova, podendo ser impresso ou digital. A documentação necessária consta no edital de cada processo.

Na página do Participante, é disponibilizado o cartão de confirmação de inscrição, com o número; data, hora e local das provas, opções selecionadas e orientações.

🆓 Como pedir isenção da taxa do Enem?

Quem não tem condições de pagar tem o direito de isenção do valor, também na página do Participante. Para isso, é preciso fazer a solicitação dentro do prazo do cronograma. Você pode pedir a gratuidade, se:
- Está cursando a última série do Ensino Médio, no ano da edição do Enem, em escola pública;
- Fez todo o ensino médio em escola pública ou cursou todo o período na rede privada como bolsista integral, tendo renda, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo nacional;
- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico) e com Número de Identificação Social (NIS); além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

⚠ Se pediu isenção e não puder fazer o Enem?

Caso tenha pedido isenção no ano anterior, mas não possa comparecer, justifique sua ausência nos dias da prova pela página do Participante. Deste modo, você ainda terá o direito de solicitar o mesmo benefício na próxima edição.

📝 Como são as provas do Enem?

Com conteúdo do Ensino Médio, o teste tem um total de 180 questões e mais uma redação. Os portões de acesso dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. depois deste horário, não é mais possível entrar. Os candidatos começam a fazer as provas a partir das 13h30 em dois dias:

1º dia de Enem
Tempo de prova: 5h30
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação)
- 01 Redação

2º dia de Enem
Tempo de prova: 5h
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
- 45 questões de Matemática (Matemática e suas Tecnologias)

✍ Qual o formato das provas do Enem?

O Enem é realizado no modo impresso ou digital no local de prova indicado, de acordo com a escolha feita pelo candidato no momento de inscrição. Uma vez selecionada, não é possível alterar a opção.

Atenção! A versão digital só está disponível para quem vai concluir no ano da edição ou já concluiu o ensino médio. Assim, quem está apenas para ‘treino’ só pode fazer o exame impresso.

😷 O que pode e deve ser levado no dia da prova do Enem?

Para não ter erro, você pode levar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias do exame. Deixe tudo o que vai precisar separado com antecedência. Anota aí:
- Documento de identidade com foto
- Número de inscrição
- Máscara facial para proteção contra a Covid-19
- Caneta de tinta PRETA, feita de material transparente
Se precisar justificar ausência no trabalho, imprima e leve a declaração de comparecimento ao exame.

🚫 O que é proibido na sala da prova do Enem?

Antes de entrar na sala de provas, coloque dentro do envelope de porta-objetos fornecido:
- Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, réguas e corretivos
- Livros, manuais, impressos e anotações
- Dispositivos Eletrônicos
- Acessórios como óculos escuros, boné, chapéu, viseira, protetor auricular e gorro.

👀 Como ver a nota do Enem?

Acesse a página do participante, digite CPF e senha. Escolha o desenho solicitado ou digite os caracteres pedidos. Clique em “Enviar”. Você vai poder conferir as notas separadas por área do conhecimento e de redação.

🔄 Como recupero minha senha do Enem?

Acesse o site sso.acesso.gov.br, digite seu CPF e clique em 'Esqueci minha senha'.

💻 Fiz o Enem e agora?

Caso não tenha zerado a redação e tenha feito a última edição do Enem, você pode se inscrever gratuitamente no Sisu, no início do primeiro e do segundo semestre. É só aguardar a divulgação do cronograma no site do Sisu/MEC. Aí, é só usar a nota do exame para concorrer a vagas em até dois cursos gratuitos em instituições públicas de ensino superior de todo o país. 

Mais informações aqui na página de Futuros Alunos da UTFPR.