Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicada resolução que institui uso das palavras 'campus' e 'campi'
conteúdo

Notícias

Publicada resolução que institui uso das palavras 'campus' e 'campi'

Couni

Novas grafias devem ser empregadas na documentação oficial e na divulgação institucional
publicado: 02/06/2021 16h28 última modificação: 02/06/2021 17h11
Resolução institui o uso das palavras 'campus' e 'campi'; na foto, o Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

Resolução institui o uso das palavras 'campus' e 'campi'; na foto, o Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) publicou nesta quarta-feira, 2 de maio, a Resolução Nº 38, que institui o uso das palavras 'campus' e seu plural 'campi' na designação das unidades que compõem a UTFPR. O documento foi aprovado na reunião do sessão do colegiado do último dia 21.

A nova redação substitui a forma aportuguesada 'câmpus', até então empregada tanto para o singular quanto para o plural. As novas grafias devem ser empregadas na documentação oficial e nos materiais de divulgação institucional da Universidade, bem como nas notícias e páginas do Portal UTFPR.

Para a mudança, foi apresentada como justificativa a consulta realizada pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica ao setor de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras, em 2015; na ocasião, a academia recomendou o uso de 'campus' e 'campi'. Ainda, das 69 universidades federais brasileiras, apenas seis instituições adotavam a palavra 'câmpus'.