Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Divulgado edital para apoio a recursos educacionais abertos

Divulgado edital para apoio a recursos educacionais abertos

Professores da UTFPR podem preparar propostas para inscrição em fevereiro
publicado: 05/01/2021 17h27 última modificação: 05/01/2021 17h28
Docente acesa edital do programa de recursos educacionais abertos | Foto: Freepik

Está disponível o edital para apoio à produção de recursos educacionais abertos da UTFPR. Os professores que pretendem coordenar um projeto desta modalidade devem iniciar a preparação de uma proposta. As submissões vão acontecer entre 3 e 12 de fevereiro, via formulário on-line.

Os interessados devem estar vinculados à graduação, com efetivo exercício há, pelo menos, dois semestres letivos na Universidade. A seleção vai conceder cotas de bolsas para estudantes da UTFPR para o desenvolvimento dos materiais. O valor corresponde a três parcelas mensais de R$ 600, com um total de R$ 1.800, entre abril e junho. O edital específico para a seleção de bolsistas está previsto para até 8 de março.

As propostas precisam contemplar as áreas transversais dos currículos dos cursos da Universidade (Apêndice I), dentro do modelo exigido (Apêndice III).  A classificação vai seguir os critérios da ficha de avaliação (Apêndice V) e datas estabelecidas no cronograma (Apêndice II).

A proposição de materiais pode ser em diferentes formatos, incluindo: aplicativos móveis, objetos de aprendizagem, jogos digitais, apostilas digitais, bancos interativos de questões, e-books, obras interativas, simulações, softwares educacionais, videoaulas, podcasts e cursos em salas virtuais de aprendizagem, no Moodle da Universidade, no Google Classroom institucional ou na modalidade livre pela plataforma Massive Open Online Courses (MOOCs).

Acesse o edital 38/2020 na íntegra.

Mais sobre

A iniciativa é promovida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos - Áreas Transversais (Pradrea-AT) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UTFPR. O objetivo é apoiar a elaboração de materiais didáticos digitais, de domínio público e com uma licença aberta para uso, acesso, adaptação e redistribuição. Os recursos devem servir de apoio às atividades docentes e facilitar a aprendizagem dos discentes, nas modalidades presencial, a distância ou misto.