Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Veja como fazer a matrícula na UTFPR neste semestre letivo
conteúdo

Notícias

Veja como fazer a matrícula na UTFPR neste semestre letivo

2020.2

Calouros e veteranos devem ficar atentos aos prazos
publicado: 05/02/2021 17h14 última modificação: 05/02/2021 17h14
Aluno acessam informações sobre matrículas no site da UTFPR (Foto: Mindandi/Freepik)

Aluno acessam informações sobre matrículas no site da UTFPR (Foto: Mindandi/Freepik)

Neste semestre letivo 2020.2, você pode participar de modo remoto de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) nos cursos técnicos, de graduação e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem), na modalidade remota entre 18 de fevereiro a 25 de maio.

Após a matrícula, cada professor vai combinar com os alunos a plataforma digital para realização das aulas. No mínimo, 20% das atividades vão ser em tempo real e as demais vão ser assíncronas, com a flexibilidade de horários, para fazer exercícios, trabalhos e projetos. O período de atendimento ao aluno não está computado dentro desse percentual.

Matrícula

O processo de matrícula foi realizado parcialmente por calouros e agora vai ser iniciado para veteranos. O número de vagas deve ser suficiente para atender o número de alunos convencional, somado a aqueles que não conseguiram fazer a ADNP 2020.1.

Apenas não estarão disponíveis as disciplinas que não tiveram como ser ofertadas em modo remoto, como as que eram realizadas presencialmente em laboratórios, por uma questão de segurança sanitária, devido à pandemia do novo coronavírus. Essa decisão cabe ao professor junto ao colegiado do curso.

Ainda ficou com dúvidas com relação à matrícula? Saiba mais detalhes a seguir.

- Veteranos
São veteranos aqueles que ingressaram por meio do Sisu 2020.1 ou de edições anteriores, cursando ou não Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNPs); e do processo de Reopção, Transferência e Aproveitamento. 
Fique ligado! A matrícula é realizada pelo Portal do Aluno nas datas do cronograma do seu câmpus. Pelo sistema, é possível consultar turmas abertas e em seguida:
Etapa 1: Faça o requerimento da matrícula, inserindo os códigos de disciplina e turma. Se quiser, pode imprimir o comprovante de requerimento.
Etapa 2: Aguarde a análise das coordenações.
Etapa 3: Nos casos em que a vaga não pode ser garantida, faça o ajuste até obter a aceitação de matrícula.
Etapa 4: Você pode fazer checar as vagas restantes e incluir disciplinas da sua grade ou de enriquecimento curricular. Pronto! Você vai ter a confirmação de disciplinas requeridas e a grade de horários. Não dá para fazer alterações nas disciplinas em que o status é de “vaga garantida” das fases anteriores.  

- Calouros
São os alunos que entraram por meio do Sisu 2020.2 e que já passaram por duas etapas da matrícula. A primeira foi no ano passado, para o upload de documentos. Já a segunda foi entre 4 e 5 de fevereiro, para confirmação de permanência e, em alguns casos, para solução de pendências. 
Se você passou por essas fases, já se prepare para começar as aulas no dia 18. Os calouros já estão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro período da matriz curricular de 2020.2.
Mais adiante, vai ter uma terceira etapa para a Autenticação Administrativa. Mas não se preocupe. É apenas um procedimento para checar os documentos originais que foram encaminhados em plataforma digital. 

Cancelamento das disciplinas após começar aulas

- Calouros e veteranos
Você pode começar a cursar as disciplinas e ver se consegue se adaptar ao modo remoto. Caso não queira continuar, veteranos e calouros podem pedir o cancelamento da Unidade Curricular até 22 de março.

Manutenção de vínculo, sem cursar disciplinas

Se alguém ainda não quiser fazer matrícula neste semestre, existe a opção de não cursar disciplinas, mas manter o vínculo com a UTFPR. Desta forma, você pode continuar com algumas vantagens, como utilizar os serviços da biblioteca, participar de alguns projetos e fazer estágio não obrigatório.
- Calouros
Faça o requerimento no Derac do seu câmpus até 22 de março.
- Veteranos
Acesse o Portal do Aluno, selecione a opção correspondente na Etapa 1 ou 4.

Trancamento

Esta é a interrupção total de atividades acadêmicas. A única vantagem seria que o prazo para cômputo do trancamento está suspenso no momento.
- Veteranos
Faça requerimento no Derac do seu câmpus
- Calouros
Você deve ler o regulamento para ver quais são os casos possíveis para trancamento. 

Outras informações

Para ver mais dados sobre as matrículas, acompanhe a página da Secretaria e também envie suas dúvidas pelo link: http://bit.ly/Matricula2021UTFPR
Também acompanhe a agenda dos próximos eventos on-line no Canal da UTFPR no Youtube.
9/2, às 14h - Recepção aos docentes
9/2, às 16h - Auxílios estudantis, recursos da biblioteca, tecnologias digitais para a sala de aula
18/2, às 19h – Recepção aos estudantes, calouros e veteranos