Notícias
UTFPR aprimora sistemas para uso do nome social
Inclusão
A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UTFPR (DIRGTI) concluiu, no mês de março, atualizações nos sistemas internos da Universidade para garantir a alunos e alunas o pleno uso do nome social no âmbito da instituição. Recentemente, estudantes que utilizam o nome social relataram inconsistências nesses sistemas.
Segundo a DIRGTI, o erro ocorreu por uma falha de comunicação entre os Sistemas Corporativos Integrados (SCI) e o aplicativo UTFPR Mobile Alunos, que entre outras funcionalidades apresenta o crachá virtual. Uma vez diagnosticado o problema, uma equipe de técnicos da Universidade prontamente passou a trabalhar para corrigir o erro. Agora, a falha na funcionalidade do crachá virtual, que apresentou o nome civil de estudantes que adotam o nome social, foi corrigida definitivamente.
Um erro semelhante, e já reparado, também havia sido reportado anteriormente. Nesse primeiro caso, o problema foi com a sincronização da plataforma do Google que utiliza o nome civil. Assim, para evitar outras inconsistências como esta, está sendo feito o mapeamento de todo o processo de alteração do nome social junto às áreas responsáveis e a consequente atualização de normativas e definições de onde devem aparecer nome social e civil de acordo com a legislação vigente. Com esse trabalho, será possível fazer todos os ajustes necessários nos sistemas informatizados da UTFPR.
Ainda de acordo com a DIRGTI, a recomendação em casos de falhas como estas é que os estudantes procurem o quanto antes o Departamento de Registros Acadêmicos (Derac). O setor, também conhecido como secretaria acadêmica, tem acesso direto à TI e prioridade de atendimento.
O aprimoramento dos sistemas da UTFPR, estejam eles apresentando falhas ou não, é uma constante, segundo o diretor-adjunto da área, Eduardo Manika. “A diretoria, em parceria com o Escritório de Processos e as áreas responsáveis, busca promover melhorias contínuas dos sistemas informatizados, aprimorando os serviços para atender a comunidade da UTFPR e cumprindo a legislação vigente e as normativas internas”, afirma.
Nome social na UTFPR
Desde 2017, quando foi publicada a Instrução Normativa (IN) nº 01/2017, a UTFPR possui uma normativa que trata do direito à utilização do nome social e do reconhecimento da identidade de gênero por pessoas travestis e transexuais do corpo discente. Na IN, também estão presentes os procedimentos necessários para assegurar esse direito e fazer constar o nome social, por exemplo, no diário de classe, crachá e endereço eletrônico, além de qualquer outro documento direcionado ao público interno e de comunicação.
Segundo o assessor de Assuntos Estudantis, Weslei Amâncio, assim que a Universidade tomou conhecimento da falha verificada em março, imediatamente foram mobilizados diversos profissionais e recursos para sanar as inconsistências nos sistemas e documentos no menor tempo possível. Além disso, a instituição tem se esforçado para que a situação não se repita, aprimorando processos e procedimentos.
Weslei Amâncio também diz lamentar e pedir desculpas a todas as pessoas impactadas pelo erro. “Tal ocorrido fortaleceu na gestão o entendimento e compromisso de que é preciso avançar na construção de um ambiente institucional que se mostre promotor da diversidade e inclusão, fato que demandará não apenas o aperfeiçoamento dos sistemas, mas também trabalhar aspectos relacionados à cultura e ao relacionamento interpessoal, mediante efetivas ações formativas com o envolvimento de toda a comunidade, de acolhida e apoio aos nossos discentes e incentivo à organização dos coletivos e entidades representativas e que lutam pela igualdade de gênero e contra todas as formas de discriminação”, declara o assessor de Assuntos Estudantis.