Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > 10 Anos

10 Anos

UTFPR Comemora 10 Anos em Guarapuava
publicado: 15/04/2021 10h22 última modificação: 15/04/2021 10h22

Em 2011, em sede provisória por meio de um acordo com a Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, a UTFPR inaugurava seu 12º Câmpus. Com o projeto aprovado em junho de 2010 pelo Conselho Universitário da UTFPR, sob a gestão do então Reitor, prof. Carlos Eduardo Cantarelli, e posterior aprovação do MEC, o câmpus já teve o primeiro ingresso de alunos em seus dois cursos (Engenharia Mecânica e Tecnologia em Sistemas Para Internet) já em janeiro de 2011.

Há 10 anos, em 15 de abril, acontecia a aula magna da UTFPR em Guarapuava, tornando oficial sua história na cidade.

Assinatura Convenio UTFPR-UNICENTRO

Assinatura do Convenio entre UTFPR e UNICENTRO. Foto: arquivo ASCOM-GP

Ainda em 2011 houve a doação do terreno no local que viria a ser o bairro Cidade dos Lagos, através da lei municipal nº 1961/2011 de 25 de maio de 2011, e a construção da sede própria começou, vindo a ser a primeira habitante do bairro planejado e trazendo sua identidade tecnológica que viria a contribuir substancialmente para o parque tecnológico. Com a conclusão das instalações em 2014, as atividades do Câmpus passaram inteiramente para a sede própria, juntamente com o início de seus dois novos cursos: Engenharia Civil e Tecnologia em Manutenção Industrial.

Obras GP Abril 12

Obras da sede, abril de 2012. Foto: arquivo ASCOM-GP

Obras GP 2013

Progresso das obras, 2013. Foto: arquivo ASCOM-GP

O Câmpus Guarapuava orgulhosamente trouxe à cidade e região cursos de engenharia e tecnologia gratuitos que obtiveram excelência nas avaliações do MEC, três deles obtendo nota 4 (segunda maior nota), enquanto Tecnologia em Manutenção Industrial obteve nota 5 (nota máxima). Em 2019 iniciou a primeira pós-graduação, Especialização em Engenharia de Manutenção.

Aula Magna, 15 de Abril de 2011. Foto: arquivo ASCOM-GP

Uma história construída pela comunidade, servidores do câmpus e pelos 2.774 alunos que passaram pelo Câmpus Guarapuava nesses 10 anos (mais da metade residente da própria cidade) que contribuíram para o crescimento por meio de sua formação acadêmica, participação em projetos de pesquisa, extensão, hotel tecnológico e incubadora de tecnologia e inovação.

Hoje, em comemoração aos seus 10 anos de história, o Câmpus Guarapuava lança o selo comemorativo com o slogan “Há 10 anos transformando o futuro", que foram elaborados pelos alunos Junior José Araujo e Giovana Krzesinski e escolhidos em concurso realizado em setembro de 2020.

Selo comemorativo UTFPR-GP, Há 10 anos transformando o futuro".