Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Apoio ao aluno
conteúdo

Notícias

Apoio ao aluno

Edital do Auxílio Estudantil 2021-2022 tem novo cronograma
publicado: 15/04/2021 12h40 última modificação: 15/04/2021 12h40
Datas foram atualizadas para o processo

Datas foram atualizadas para o processo

⚠ Atenção, alunos!  O edital do Auxílio Estudantil da UTFPR 2021-2022 passou por uma retificação nesta segunda-feira, 12 de abril. As datas do processo foram atualizadas, junto a alguns procedimentos.

Está inscrito? Então, anota aí o novo cronograma:
❍ 14/04 – Divulgação da situação das inscrições
❍ 15 e 16/04 – Prazo para entrar com recurso
❍ 22/04 – Relação de inscrições deferidas ou não
❍ 23/04 – Resultado unificado de contemplados
❍ 04/05 – Lista de Espera

A prorrogação dos prazos visa ampliar o tempo para conclusão da análise de inscrições pela equipe responsável. O assessor da Assistência Estudantil, Weslei Amancio, garante que “a ação não interfere na previsão de pagamento dos auxílios aos estudantes contemplados no início de maio deste ano, conforme planejamento inicial".

A etapa 1 vai conceder o apoio financeiro entre março de 2021 e fevereiro de 2022.
Veja como será o pagamento:
❏ Contemplados na etapa 1 em maio deste ano: recebem as parcelas correspondentes a março e abril conjuntamente.
 Contemplados na etapa 1 e que também receberam alguma modalidade do edital 15/2020 em março/2021: recebem a parcela a partir de abril do ano corrente.

Situação das inscrições

Até o início deste mês, os inscritos que tinham alguma pendência foram comunicados por e-mail para complementar a documentação ou fazer correções. Nesta quarta-feira, dia 14, vai ser divulgada a situação das inscrições após este processo, podendo aparecer quatro status diferentes na página do programa. Conheça o que cada um deles significa a seguir:

✅ “Deferido” indica que a inscrição foi devidamente homologada;
❌ “Enviar complementação” aponta que o candidato não enviou o que foi solicitado no prazo. Se isso causar um impedimento à comprovação de requisitos, o pedido vai ser negado;
❌ “Indeferido” ou “Enviar Recurso”, ambos mostram que não foram cumpridos os requisitos. Nestes casos, é possível acessar o sistema de inscrição do Auxílio Estudantil para consultar os motivos. Caso tenha elementos para contestar o resultado, entre com recurso entre 15 e 16 de abril, por meio do formulário eletrônico.

Caso não consiga o auxílio, você também pode tentar se inscrever na próxima etapa. A segunda fase de inscrições está prevista para junho deste ano, com concessão entre julho de 2021 e fevereiro de 2022.
Mais detalhes estão divulgados na página do edital.

Mais sobre a seleção 2021/2022

No total, foram 4.806 inscrições registradas nesta primeira etapa de concessão, com 13.906 membros de grupos familiares cadastrados e 81.691 documentos comprobatórios apresentados.

Segundo Amancio, todo o processo é acompanhado e analisado por avaliadores dos Núcleos de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuapes) dos 13 câmpus, além de ter a organização e supervisão de uma comissão específica. “É o primeiro processo de seleção 100% digital, proporcionado pelo novo sistema de inscrição do auxílio estudantil, que foi desenvolvido pela Assessoria Estudantil (Assae) e pela Diretoria de Gestão da Tecnologia de Informação (DIRGTI) nos últimos cinco meses”, afirma.