Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Cultura e Arte

Cultura e Arte

O nosso FUCA está mais maduro, consolidando parcerias entre a Universidade e a comunidade externa
publicado: 19/09/2019 13h59 última modificação: 03/11/2022 17h38

O Festival Universitário de Cultura e Arte (FUCA) tem se constituído como um evento sólido, de proporção e significado positivos para a UTFPR, Câmpus Pato Branco.

As duas primeiras edições, realizadas nos anos de 2014 (de 04 a 06 de novembro) e 2015 (de 03 a 05 de novembro), objetivaram difundir os talentos culturais e artísticos da Universidade para a comunidade interna e externa, promovendo o intercâmbio artístico-cultural e a troca de experiências entre os artistas e os demais interessados pelas diversas manifestações de arte e cultura.

Através da participação voluntária de estudantes e servidores da UTFPR, bem como da comunidade externa, foram divulgadas expressões artísticas das mais diversas, tais como: Mostra de Artes Visuais (fotografia, artes plásticas, desenhos realistas, caricaturas, gravuras, desenho); Artes Cênicas (dança e teatro); Mostras Literárias (poesias, poemas, contos e crônicas); Artesanato; Música (coral, instrumentos, bandas); Palestras e também Oficinas.

Na terceira edição, que foi em 2016 (de 15 a 20 de agosto), foram convidados a participar, inicialmente, estudantes, servidores e artista regionais que gostariam de divulgar o seu talento e proporcionar a difusão da arte e da cultura. A quarta edição do FUCA, realizada em 2017 (de 03 a 05 de outubro), se destacou por ser uma edição temática. A temática escolhida para ser o eixo norteador de todo o Festival foi o Cinema e, em 2018, de 02 a 04 de outubro, a quinta edição compôs as atividades comemorativas dos 25 anos do Câmpus Pato Branco.

Neste ano de 2019, em sua VI edição, o FUCA vai acontecer entre os dias 09 e 13 de novembro, sendo parte das atividades da Inventum, bem como do SEI/SICITE e tem por objetivo fortalecer o cenário artístico e cultural do Câmpus e da comunidade e desenvolver estratégias de exercício da cidadania por meio das expressões artísticas integradas e complementares no processo educativo. O slogan que direciona o Festival desse ano é “conexão”.

Na avaliação da presidente da Comissão de Cultura, do Câmpus Pato Branco, professora Franciele Clara Peloso, “em linhas gerais, o VI FUCA, aparece como uma Festival mais maduro, consolidando parcerias entre a Universidade e a comunidade externa”, declarou.

O FUCA vai contribuir com os 13 palcos espalhados pela Inventum com apresentações artísticas variadas. Dentre as demais atividades que serão realizadas, destaca-se a mostra de fotografias, a qual envolverá os 13 câmpus da UTFPR, também de obras de arte de diferentes naturezas e apresentações de música, dança e atividades afins. Nestas atividades estarão envolvidos acadêmicos, servidores, terceirizados e artistas da universidade, da cidade e da região.

Entre os dias 09 e 12 de novembro ocorrerá o UTFPR Autoral. O objetivo dessa atividade é divulgar os talentos autorais da universidade. As inscrições abrirão em breve e serão estendidas aos demais campus da UTFPR. Neste período haverá, também, Palco Livre – todos os dias na INVENTUM em um espaço criativo, preparado para encantar; Feira de troca de livros; e no dia 12, no Câmpus da UTFPR, um Luau com boas músicas, sarau de poesias, roda de contos, comidas e bebidas não alcoólicas.

Para a professora Clara, “o VI FUCA representa um movimento de colaboração bastante importante no Câmpus. Representa também a possibilidade de um olhar mais sensível, amoroso e também crítico do espaço físico e relacional da UTFPR Pato Branco”, externou a presidente. Em sua concepção “o Festival vai oferecer aos participantes dias de intensa vivência de manifestações artísticas, além de momentos de contemplação de diversas expressões culturais”, complementou.

O evento é organizado pela Comissão de Cultura do Câmpus Pato Branco, vinculada ao Departamento de Extensão (DEPEX), em parceria e apoio de diversos departamentos, servidores e estudantes.