Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Eficiência Energética
conteúdo

Notícias

Eficiência Energética

Primeiros resultados de economia no consumo de energia já foram identificados no Campus Pato Branco
publicado: 31/07/2019 15h11 última modificação: 03/11/2022 17h38

No início do mês de abril (dias 09 e 10), foi realizada uma ação de sensibilização junto aos servidores e funcionários terceirizados do Campus Pato Branco, sobre o Sistema de Gestão de Energia (SGE), o qual está sendo implantado no Campus, nos moldes da norma NBR ISO 50.001.

A iniciativa teve o objetivo de compartilhar informações referentes ao Sistema e conscientizar a todos os servidores e funcionários terceirizados quanto ao que está sendo realizado e como cada um pode colaborar no processo. As palestras foram ministradas pelo Diretor-Geral, professor Idemir Citadin, que também é o presidente da Comissão de Sistema de Gestão de Energia, juntamente com o professor Jean-Marc Stéphane Lafay, coordenador do Projeto de Eficiência Energética desenvolvido no Campus, em parceria com a COPEL. 

A partir da sensibilização e analisando o consumo de energia, constatou-se que no mês de maio houve uma economia de 9% e no mês de junho de 15,6%, em relação a um modelo matemático que prevê o consumo levando em conta a quantidade de dias letivos do ano e a temperatura, fatores que influenciam diretamente no consumo de energia.

Com base nesses primeiros indicadores, a Comissão considera que “a ação de sensibilização dos servidores e funcionários terceirizados teve resultados positivos”. O consumo continuará sendo acompanhado pela Comissão, a qual declarou que “espera-se que essa economia diminua ainda mais com as próximas ações de eficiência energética que serão implantadas no campus em breve”.

Nesta última semana de julho e ao longo do mês de agosto terá início a substituição das lâmpadas por lâmpadas com tecnologia LED, uma das ações previstas no projeto de eficiência energética (PEE), o que ampliará a economia de energia.