Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

Projeto Lógica Eco compartilha informações científicas sobre as mudanças climáticas, uso consciente de energia e de outros recursos, em série de vídeos
publicado: 30/04/2020 17h22 última modificação: 03/11/2022 17h39

É verdade que o clima do planeta está mudando? E o que isso tem a ver com as emissões de carbono? Quanta energia gastamos? Como podemos aumentar o uso de energia renovável na nossa casa? Estas indagações e a premente necessidade de ampliar o despertar de reflexões relacionados aos temas sobre mudanças climáticas, uso consciente de energia e de outros recursos, têm se acentuado nos últimos tempos.

Nesse contexto, e com o intuito de promover e ampliar o debate junto à comunidade, uma iniciativa de extensão, coordenada pelo professor do departamento acadêmico de Física (Dafis), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, Marcos Paulo Belançon, realizada em parceria com a empresa Ecologic Aquecedor Solar, que comercializa aquecedores de água no Brasil, preparou uma série de vídeos com o objetivo de divulgar informações científicas sobre os mencionados temas, conforme seguem elencados abaixo.

No primeiro vídeo da série, é abordado basicamente qual problema o planeta tem, e nos demais vídeos são apresentadas algumas soluções disponíveis para se começar a explorar. Confere:

- Lógica Eco (01) - Nosso Planeta Precisa de Ajuda
- Lógica Eco (02) - Quanta energia gastamos em um simples banho?
- Lógica Eco (03) - O que são os tubos a vácuo e como eles funcionam?
- Lógica Eco (04) - De onde vem a energia da nossa casa?
- Lógica Eco (05) - Qual o custo ambiental da produção da energia solar?
- Lógica Eco (06) - Por que precisamos de energia? Quanto nosso corpo consome por dia?

A motivação em disseminar estas informações, conforme explica o Professor Marcos, “é a necessidade de reduzir nosso impacto ambiental e aumentar os investimentos em energia renovável”, declarou.

Por meio da parceria, os conhecimentos do professor em física de materiais são somados às atividades da Ecologic, buscando ampliar a visibilidade da discussão e das soluções em energia renovável oferecidas pela empresa. Outros vídeos já estão em fase de produção e serão publicados nas próximas semanas.