Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

Projeto UTFPRecicla recuperou mais 36 computadores e as doações beneficiam 9 Instituições de Ensino Estaduais e Municipais
publicado: 19/07/2021 15h53 última modificação: 19/07/2021 17h01
Exibir carrossel de imagens Computadores recompostos pelo Projeto UTFPRecicla, doados para as Instituições de Ensino Estaduais e Municipais de Pato Branco

Computadores recompostos pelo Projeto UTFPRecicla, doados para as Instituições de Ensino Estaduais e Municipais de Pato Branco

Na manhã de sexta-feira (16), na Casa da Indústria, em Pato Branco, ocorreu a entrega de 36 computadores recuperados nas atividades do projeto de Extensão UTFPRecicla, desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco que, recentemente, passou a contar com a parceria do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES). 

Os equipamentos doados contemplaram 9 escolas de Pato Branco, sendo 7 estaduais e 2 municipais, que se inscreveram para o recebimento dos computadores, visando ampliar o acesso e facilitar o aprendizado dos educandos. As escolas beneficiadas foram: as escolas Rui Barbosa, São Roque, São João, São João Bosco, Carlos Gomes, Cristo Rei, José Fraron, Sede Dom Carlos e Cachoeirinha. 

O coordenador do projeto e professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), Fabio Favarim, explica que a parceria com o IRDES está sendo muito importante para a execução de algumas etapas que o projeto envole. “O IRDES está nos auxiliando a divulgar o projeto, fazendo a captação de equipamentos, ‘em bom estado’, junto às empresas e, também, sendo o elo com a sociedade para estimar e apontar/definir as principais prioridades e necessidades das entidades a serem favorecidas”, informou. 

A doação destes computadores remanufaturados às escolas, já é fruto dessa parceria. O projeto recebeu 75 computadores provenientes de diversas empresas que apoiaram a iniciativa, entre elas a Atlas Eletrodomésticos, GP Combustiveis, CISS SA, entre outras que colaboraram. 

O volume de atividades que envolve a execução do projeto é significativa, conforme relata o coordenador. A parte prática de formatar e recompor os equipamentos, é realizada integralmente na UTFPR e demanda esforços redobrados dos envolvidos (coordenador e dois alunos), realizando todo esse trabalho, enquanto a Instituição está com as atividades presenciais suspensas pela pandemia da Covid-19. Favarim explica que, “em média, destes computadores recebidos, são necessários de dois a quatro ‘em bom estado’ para se montar um em condições de uso, além do tempo necessário para realizar esse trabalho, que demora em média quatro horas pra deixar pronto cada computador”, relatou. 

 

Prof. Dr. Fabio Favarim, Coordenador do Projeto UTFPRecicla e os acadêmicos de Engenharia de Computação, Cacio José
Gazola e Marco Antonio Sordi Coelho, que o auxiliam no Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores

No entanto, os resultados dos esforços representam muito para as Instituições que receberam os equipamentos e as auxiliam a suprir lacunas existentes. “É uma iniciativa que supre carências de nossos alunos que enfrentam desafios para o aprendizado”, declarou o diretor da Escola São João Bosco, professor Paulo Cesar Vicari. Segundo ele 60% dos alunos da Rede Estadual de Ensino estão aprendendo de forma impressa, não interativa, o que limita o alcance do potencial de aprendizado online. “Deveremos destinar equipamentos para alunos com frequência e interesse pelo aprendizado, além de destinar para o cotidiano da Escola”, complementou o diretor Paulo. 

O papel social da iniciativa em andamento já é reconhecido. Para o presidente do Conselho Consultivo do IRDES, Cláudio Petrycoski, os equipamentos recuperados pela UTFPR, num belíssimo e exemplar trabalho, terão amplo papel social de ajuda na formação de nossos estudantes. "O IRDES está articulando a organização das doações dos equipamentos como forma de colaborar no projeto, o que é algo digno de nosso reconhecimento”, declarou Petrycoski. 

O presidente do IRDES, Marcelo Dalle Teze, reconhece a relevância do projeto e elogia a iniciativa. “O Fábio é um exemplo de que, com boa vontade, há saídas para evoluirmos nossa sociedade e a iniciativa da UTFPR é louvável e merece, cada vez mais, a adesão e reconhecimento de outras entidades. Parabéns ao professor, aos alunos envolvidos e a diretoria de tão importante instituição de ensino superior, assim como aos demais parceiros. A UTFPR está, cada vez mais, focada em se aproximar dos desafios comunitários e, portando, de parabéns”. 

Outro aspecto que já representa ganhos é que “as escolas beneficiadas foram as inscritas anteriormente na Campanha para melhorarmos a comunicação para aprendizado on-line”, pontuou a executiva do IRDES, Lilian Dal Bello. 

A Faculdade Mater Dei auxiliou na recuperação de celulares e CPUs que também foram doados na ocasião. Iniciativa liderada pelo professor Anderson Michelin. 

Na oportunidade, o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), do Campus Pato Branco, professor Dalmarino Setti, representou o diretor-geral do Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos. 

As ações do UTFPRecicla terão continuidade e as entidades envolvidas pensam, em novas etapas, desenvolver campanhas para conseguirem monitores, algo que potencializará o projeto. 

Doações do UTFPRecicla

- A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), de Pato Branco, no dia 08 de julho de 2021, recebeu 10 computadores completos (cpu, monitor, teclado, mouse e sistema operacional), remanufaturados a partir de doações e foi estruturado o primeiro laboratório de Informática, da Organização. Além dos computadores, foi realizada toda a instalação da rede elétrica, assim como o cabeamento e infraestrutura da rede lógica e acesso à Internet. (Saiba mais)

- A Fundação Patobranquense do Bem-Estar (Fundabem), de Pato Branco, no dia 07 de julho de 2020, recebeu 15 computadores. A entidade que atende a crianças e adolescentes carentes em situação de risco pessoal e social, em regime de semi-internato. As unidades doadas substituíram os computadores existentes no laboratório da Entidade que não tinham mais condições de uso. (Saiba mais).

O coordenador Favarim relata, ainda, que além desta doação do dia 16, há uns três meses, aproximadamente, ocorreu também a doação de cinco computadores remanufaturados ao Núcleo Regional de Educação.

Assessoria de Comunicação (ASCOM-UTFPR), com informações da Assessoria de Imprensa do IRDES.