Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Feira de produtos orgânicos e artesanais
conteúdo

Notícias

Feira de produtos orgânicos e artesanais

UTFPR realiza projeto que proporciona acesso da comunidade patobranquense a alimentos saudáveis
publicado: 01/06/2023 14h26 última modificação: 01/06/2023 14h26
Exibir carrossel de imagens Feira sendo realizada em um dos bairros de Pato Branco

Feira sendo realizada em um dos bairros de Pato Branco

No dia 1º de abril de 2020, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Organização Mundial do Comércio e Organização Mundial da Saúde divulgaram um alerta sobre os riscos de uma crise alimentar que vem se intensificando desde 2019. O pronunciamento destes três importantes órgãos mundiais reforça a urgência da temática, uma vez que, ao longo dos últimos anos, a população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões para 345 milhões.

Frequentemente, o Programa Mundial de Alimentos da ONU divulga alertas para o crescente desabastecimento e desnutrição mundial com indicações de que, caso não se busquem soluções concretas, o quadro pode se agravar. Nesse sentido, instituições e pesquisadores de diversas regiões do país e do mundo trabalham maneiras de repensar a segurança alimentar, visando construir iniciativas locais que favoreçam a produção de alimentos saudáveis, desenvolvimento de pequenos produtores rurais e o acesso da população a produtos livres de defensivos agrícolas, nocivos à saúde.

Na Região Sudoeste do Paraná, diversas organizações têm se mobilizado para propor a construção de circuitos curtos de comercialização, onde o agricultor vende seus produtos diretamente ao consumidor. Para contribuir com essas iniciativas, em 2018, nasceu o Projeto Feira Orgânica do Bairro, coordenado pelo professor Miguel Angelo Perondi, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A iniciativa da UTFPR Pato Branco conta com parceiros como a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), Prefeitura Municipal de Pato Branco, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Instituto Agronômico do Paraná (IDR) e de produtores orgânicos de Pato Branco.

O projeto busca apoiar o estabelecimento de feiras ecológicas que abastecem a população dos bairros da cidade de Pato Branco, além de colaborar com a divulgação e troca de conhecimentos especializados entre a universidade e agricultores da região, que produzem alimentos saudáveis de forma sustentável. Por meio desta iniciativa, a população local encontra oportunidades para adquirir uma alimentação saudável, a um preço acessível e oriunda da produção local. Ao mesmo tempo, se reforça a aproximação dos agricultores com consumidores, ou seja, aproxima o campo da cidade.

Além disso, o projeto possibilita a realização de pesquisas que envolvem docentes e discentes do PPGDR, bem como, acadêmicos de iniciação científica dos cursos de graduação e técnico. Dentre as pesquisas da pós-graduação, destacam-se o trabalho de André Duarte, sobre relações socioeconômicas na Feira do Produtor de Francisco Beltrão, e a pesquisa, em desenvolvimento, de duas teses de doutorado: Márcia Domênica Cunico, cuja defesa ocorrerá em 2023, e Mirian Cozer, que defenderá em 2025. Ambas buscam compreender a relação entre (in)segurança alimentar e obesidade.

Todas essas iniciativas de extensão e pesquisa possuem como marco histórico o ano de 2016, quando a UTFPR, sob a coordenação do professor Thiago de Oliveira Vargas, do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG), inaugurou a Feira Orgânica da UTFPR (FEPOT) que possibilitou o acesso da comunidade acadêmica a alimentos saudáveis. Essa feira ainda ocorre toda quinta-feira, no pátio entre blocos L e M, em que os agricultores trazem seus produtos orgânicos certificados direto do campo para serem comercializados no campus.