Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Gestão e Extensão
conteúdo

Notícias

Gestão e Extensão

Deputada Federal Leandre ouve proposições de investimentos para a realização de projetos do Campus
publicado: 08/07/2021 14h14 última modificação: 03/11/2022 17h39

Na manhã de sábado (03), a deputada federal, Leandre Dal Ponte (PV), em agenda pelo Sudoeste, gentilmente, aceitou o convite de alguns professores  da UTFPR, Campus Pato Branco, para uma visita à Instituição e estabelecer diálogos iniciais sobre demandas de alguns projetos e contato com a nova Direção-Geral, recém-empossada.

Na oportunidade, Leandre foi recebida pelo diretor-geral, professor Gilson Ditzel Santos e, juntamente, com o coordenador do curso Técnico Integrado em Agrimensura (COAGI), professor Silvio Henrique Dellesposte Andolfato; o vereador e professor, Marcos Júnior Marini, do departamento acadêmico de Informática (DAINF); o professor do departamento acadêmico de Engenharia Mecânica (DAMEC), professor Dalmarino Setti; e a professora do departamento acadêmico de Agrimensura (DAAGR), Heloísa da Silva Victorino, conversaram sobre a viabilidade e possibilidade de apoio à execução de ações extensionistas, que vislumbram promover e ampliar o desenvolvimento regional.

O diretor-geral Gilson, falou das principais diretrizes pensadas para a gestão e, entre essas, o anseio de criar um núcleo de inovação e tecnologia, com os propósitos principais de realização de pesquisas aplicadas e prestação de serviços tecnológicos, visando “fomentar a proximidade com o setor empresarial e com a sociedade, prestando serviços e todos os trabalhos em que a Instituição possa vir a realizar em parceria com a sociedade local e regional”. A intenção apresentada à Deputada, inclui a necessidade de articulação política para a cedência de terreno ou área próxima ao Campus, bem como recursos de emendas parlamentares para a execução. 

Outro projeto elencado, que demanda de recursos para a implantação, está a proposição de estruturação e ampliação de laboratório com equipamentos e softwares, para a oferta do “Curso de Capacitação para Implantação de Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), nos Municípios do Sudoeste do Paraná”. Esta iniciativa visa a capacitação de servidores municipais que atuam na área do Cadastro Técnico das prefeituras da região sudoeste. 

Uma das finalidades do CTM é o Planejamento Territorial dos municípios, fornecendo dados e informações para o desenvolvimento municipal e regional, onde se destaca, por exemplo, a tributação municipal (em especial ao IPTU) e o plano diretor do município.

Como o projeto visa atender, na forma de extensão universitária a todas as prefeituras da região, na avaliação do coordenador do projeto, professor Silvio, “se trata de um serviço público, que atinge a toda a população, trazendo benefícios ao desenvolvimento do Sudoeste do Paraná”, considerou. 

O projeto iniciou em 2015 e foram realizados dois eventos: no primeiro CTM, foi apresentado o conceito e alguns procedimentos para a sua implantação, com duração de 64 horas; no segundo, a utilização do software livre QGIS para o geoprocessamento de informações aplicadas ao CTM, com duração de 60 horas. As ofertas do CTM, ocorreram em duas oportunidades, sendo uma delas em parceria com a Associação dos Municípios do Sudoeste do PR (AMSOP) e a outra com o PRCidade. 

“Considerando o impacto regional que essa capacitação pode promover, levamos ao conhecimento da Deputada para buscarmos recursos para o projeto, a fim de melhorarmos e aprimorarmos a implantação do CTM nos municípios da região”, destacou Silvio. 

Acrescido a isso “o projeto tem a sua inovação nesta área de atuação, sendo que a UTFPR é uma das poucas instituições de ensino que vem trabalhando neste tema, na formação profissional de seus egressos, em especial nos cursos de Engenharia Civil, Agronomia e Técnico Integrado em Agrimensura, salientou o Coordenador.

Este contato, para o vereador Marini, “foi uma reunião muito proveitosa, na qual se tratou, especialmente, sobre o que a direção-geral do Campus planeja estruturar, as demandas existentes, as possíveis futuras emendas parlamentares que possam vir a partir da Deputada Federal, bem como avançar em relação às parcerias, principalmente, com a sociedade e com todos os atores do nosso ecossistema”, destacou. 

Neste cenário, a Deputada se prontificou a ajudar de acordo com as possibilidades de emendas e também em futuros projetos.