Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Parceria
conteúdo

Notícias

Parceria

CIRUSPAR busca apoio da UTFPR para realização de projetos preliminares visando a construção do Complexo do SAMU 192, em Pato Branco
publicado: 16/07/2021 11h48 última modificação: 16/07/2021 11h48
André Morrone, Gerson Leonarski, Marcos Júnior Marini, William Holderied, Kelly Cristine Custódio dos Santos e Gilson Ditzel Santos por ocasião da reunião realizada na UTFPR – PB.

André Morrone, Gerson Leonarski, Marcos Júnior Marini, William Holderied, Kelly Cristine Custódio dos Santos e Gilson Ditzel Santos por ocasião da reunião realizada na UTFPR – PB.

A partir da solicitação da presidência do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), Disnei Luquini, formulada à UTFPR, Campus Pato Branco, foi realizada na tarde da última terça-feira (13), uma primeira reunião para tratar sobre a possibilidade e viabilidade de apoio da UTFPR para os projetos iniciais que serão instrumentos de viabilização de recursos financeiros visando à construção do Complexo do SAMU 192, no município de Pato Branco.

O diretor-geral do Campus, professor Gilson Ditzel Santos, recebeu a comitiva do SAMU, integrada pela coordenadora geral do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos, pelo coordenador médico do SAMU, doutor William Holderied, pelo coordenador de enfermagem, Gerson Leonarski, pelo coordenador da regulação e núcleo de educação itinerante, doutor André Morrone, e com a presença do vereador e professor do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Marcos Júnior Marini, na sala de reuniões do gabinete. A pauta da reunião consistiu em um pedido de apoio a professores que atuem em áreas correlatas para a realização de alguns estudos prévios para a construção da nova sede do CIRUSPAR, em Pato Branco. Ficou estabelecido na reunião que professores da UTFPR serão consultados para definir se irão aderir ao estudo.

Proposições desse gênero representam o reconhecimento ao potencial da  UTFPR, também nessa área. “A Universidade deve atuar fortemente para fortalecer ações que promovem a solução de problemas sociais. E neste caso, auxiliar na estruturação de serviço de Emergência Médica possibilita que a UTF possa contribuir com conhecimentos não apenas relacionados à engenharia civil, mas com conhecimentos multidisciplinares que possam contribuir para a definição conceitual de um espaço que atenda princípios da sustentabilidade e inteligência. É um desafio importante”, considerou o diretor-geral, professor Gilson.

A coordenadora geral do Ciruspar, Kelly, falou da motivação em buscar essa parceria. "A UTPFR é uma reconhecida instituição pública de ensino e vimos buscar seu apoio para viabilização de um grande projeto para o SAMU 192 Sudoeste do Paraná. Com a doação do terreno, pelo município de Pato Branco, precisamos dos projetos iniciais para busca dos recursos financeiros e solicitamos apoio à Direção Geral da UTFPR, através dos cursos existentes na universidade", declarou.

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), vereador Marcos Marini, “é uma grande causa social, e a Universidade contribui muito com o desenvolvimento da nossa região, caso consigamos ajudar”.

A doação do terreno estrategicamente localizado para abrigar futuramente todas as estruturas vinculadas ao SAMU 192 Central de Regulação de Urgências, Base de Ambulâncias, Garagens, Almoxarifado Regional, sede do CIRUSPAR e a sede do Núcleo de Educação Itinerante, foi solicitada ao Prefeito Robson Cantu. O terreno indicado irá abrigar todas as estruturas necessárias e, principalmente, garantir o menor tempo resposta para atendimentos de urgência e emergência, com saída facilitada para Região Sul de Pato Branco pela Rua Ivaí, como também acesso à PRC 280 e a BR 158, com um tamanho que permite um projeto moderno e uma estrutura ideal, destacando Pato Branco mais uma vez como referência regional. 

CIRUSPAR

Constituído em 20 de dezembro de 2011, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), é um consórcio público de   direito público que administra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências no Sudoeste do Paraná em área de abrangências dos 42 municípios, estando submetido a ele toda estrutura administrativa, bem como as treze Bases Descentralizadas do SAMU 192 e a Central de Regulação. 

O Ciruspar é mantido com recursos da União (29,6%), do Estado (20,6%) e dos 42 municípios (49,8%). 

Atualmente, a estrutura do Ciruspar, com sede regional no município de Pato Branco, desde a sua implantação, situa-se em uma residência alugada, na Rua Assis Brasil, 622, bairro Vila Isabel, em Pato Branco. É o órgão pelo qual todos os 368 atuais samuzeiros em atividade na região foram contratados através de concurso público e por meio do qual recebem seus proventos, pelo trabalho prestado à comunidade. 

O SAMU 192 Sudoeste do Paraná, tem mais de 8 (oito) anos de atuação para os 42 municípios da região Sudoeste do Paraná (que abrangem 628.164 habitantes, segundo censo do IBGE 2020) tem o município de Pato Branco como sede da Central de Regulação de Urgências 192, a qual acolhe os acionamentos de urgência e emergência de toda sua área de abrangência. Também em Pato Branco fica a sede do Núcleo de Educação Itinerante (NEI),  que propicia treinamento, capacitação e orientação em urgência e emergência  para profissionais de saúde, escolas e comunidade em geral da região, e destaca Pato Branco como polo regional de educação em saúde.