Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Relações Empresariais
conteúdo

Notícias

Relações Empresariais

UTFPR participa de evento de celebração de parceria no Parque Tecnológico de Pato Branco
publicado: 15/07/2021 16h43 última modificação: 16/07/2021 17h58
Exibir carrossel de imagens Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Pato Branco, Giles Balbinotti, no momento da assinatura do Termo de Cooperação firmado com o SEBRAE-PR. (Foto acervo da PMPB, por Rodinei Santos)

Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Pato Branco, Giles Balbinotti, no momento da assinatura do Termo de Cooperação firmado com o SEBRAE-PR. (Foto acervo da PMPB, por Rodinei Santos)

Em evento realizado na manhã da última terça-feira (13), a Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), visando promover a aceleração dos negócios, dos processos de inovação e de parcerias para as empresas incubadas no Parque Tecnológico, firmou parcerias importantes para oferecer nos próximos meses, assessorias por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Paraná.

A parceria firmada oportunizará a realização de serviços de assessoria, de planejamento de ações, workshops e a implementação dos programas de pré-incubação, de acompanhamento das startups e auxílio da gestão às empresas incubadas. 

Entre as principais atividades a serem desempenhadas pelo Sebrae estão elencadas nessa parceria: mapeamento das potencialidades do ecossistema local de inovação; radar de nível de maturidade do ecossistema de inovação; planejamento de ações  do município e processo de ressignificação do parque tecnológico, redesenho do processo de incubação; criação de um programa de pré-incubação; ações com startups incubadas; e a Trilha Capital Empreendedor (startups e investidores). 

A UTFPR, Campus Pato Branco, participará dessas ações por fazer parte da governança do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação. O diretor-geral, professor Gilson Ditzel Santos, participou do evento e destaca que “a intensificação das relações da Universidade no ecossistema local de inovação, vem ao encontro da missão institucional. A UTF participa ativamente do processo de incubação, desde o final dos anos 1990, e entende que a sua reestruturação é necessária. O fortalecimento de ações de pré-incubação que promovam o alinhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso, pesquisas de mestrado e doutorado com as necessidades locais e regionais é uma questão que deve ser tratada de imediato. O apoio do SEBRAE na sistematização do planejamento das ações dos vários agentes no ecossistema local de inovação será um fator de fortalecimento das relações institucionais para o atendimento efetivo das dinâmicas sociais”, considerou Gilson. 

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu ressaltou que esta é  “mais uma parceria muito importante junto ao Sebrae Paraná” e falou das expectativas. “Estamos buscando alternativas para que essas empresas possam crescer muito. Com certeza o Sebrae desenvolverá um bom trabalho, auxiliando no desenvolvimento dessas empresas”, considerou o Prefeito. 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, “esses serviços irão ajudar as empresas que estão no Parque a ganharem maturidade, a crescerem, a continuar se desenvolvendo, gerando trabalho e renda”, explicou. 

Estão sendo investidos R$ 62 mil. Os serviços serão prestados até o final do ano de 2021. 

O ato de assinatura dessa parceria contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, com o gerente da Regional do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, além de conselheiros e representantes das empresas incubadas.

Na mesma manhã, o gerente da Regional Sul do Sebrae-PR, Cesar Giovani Colini e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR e presidente da Faciap, Fernando Moraes, realizaram uma visita ao Campus Pato Branco, acompanhados pelo diretor-geral, professor Gilson.

Cesar Giovani Colini (gerente da Regional Sul do Sebrae-PR), Fernando Moraes (presidente do Conselho
Deliberativo do Sebrae-PR e presidente da Faciap) e Gilson Ditzel Santos (diretor-geral da Utfpr-PB).
Foto acervo: Antônio Menegatti/Assessoria Sebrae/PR

Redação: Assessoria de Comunicação da UTFPR (ASCOM-PB), com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pato Branco e da Assessoria do SEBRAE-PB.