Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Tradicionalismo
conteúdo

Notícias

Tradicionalismo

Mateada Farroupilha UTFPR deste ano foi marcada com prosa online
publicado: 28/09/2020 16h06 última modificação: 03/11/2022 17h39

A oitava edição da Mateada Farroupilha UTFPR, Câmpus Pato Branco, aconteceu no dia 20 de setembro, com a realização de evento online. 

Estudantes, servidores, professores e comunidade externa buscaram, neste evento, difundir a cultura gaúcha no estado do Paraná, com o objetivo de dar a conhecer as tradições e o folclore do Sul do país. 

As atividades da programação incluíram o acendimento da chama crioula no galpão virtual, além da abordagem da identidade do gaúcho, apresentadas pelo escritor sul-rio-grandense, Rodrigo Ungaretti Tavares, a identidade do gaúcho no livro Andarilhos e em outras obras dele.

A prosa online, com a temática “A identidade gaúcha nos filmes "Netto perde sua alma"”, "Netto e o domador de cavalos" e "Anahy de las misiones", foi mediada pela acadêmica do Curso de Agronomia, Júlia Casagrande, e pela professora da UTFPR e Coordenadora do projeto da Mateada Farroupilha da UTFPR, Câmpus Pato Branco, Adriana Santos Auzani, com os convidados Wanderson Oliveira dos Santos, jornalista/historiador, e o gaiteiro José Gabriel Battiston. 

A prosa foi possível, ainda que em ‘galpão virtual’, graças à colaboração de professores, Ana Cristina e Fábio Lima, Adriana Auzani, da acadêmica Júlia Casagrande, da Casa do Gaúcho – Inês Gomes, e dos convidados que gentilmente aceitaram ajudar. 

“Comemoramos o 20 de setembro com a presença da arte da cultura que ilustram muito da garra, da coragem e da beleza de nossos pagos”, destacou a coordenadora Adriana Auzani. 

Os participantes receberam certificado e, durante a live, foi realizado o sorteio de uma mateira, gentilmente doada pela Casa do Gaúcho, de São Francisco de Assis (RS).