Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Workshop
conteúdo

Notícias

Workshop

UTFPR - PB terá oficina “Redação de Patentes, Além dos guias + Oficinas Práticas”, com Henry Suzuki
publicado: 14/03/2019 14h28 última modificação: 03/11/2022 17h38

Nos dias 21 e 22 de março, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), oferecerá um Workshop ministrado por Henry Suzuki, agente habilitado de Propriedade Industrial perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A UTFPR visa fomentar o sistema da inovação na região sudoeste do Paraná, ofertando essa capacitação à todos que tiverem interesse nas áreas de Propriedade Intelectual, inovação, investimentos e transferência de tecnologia.

O ministrante, Henry Suzuki, é sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR); Agente da Propriedade Industrial; Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas; Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Agente do Questel Orbit no Brasil; e titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil, tendo assim, amplo know-how da área a ser explorada pelo workshop.

O Workshop, por sua vez, será nível básico/intermediário, com 12 horas de duração e tem como objetivo capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

O primeiro dia será reservado para revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégica de redação e de tramitação. No segundo dia, serão realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também serão realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes.

As inscrições estão abertas enquanto houverem vagas e será ofertado gratuitamente a qualquer pessoa que tiver interesse na área, desde que realize sua inscrição prévia pelo e-mail dipin-pb@utfpr.edu.br.