Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > XIX EPLE

XIX EPLE

19ª edição do Encontro dos Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná (EPLE) será na UTFPR
publicado: 15/08/2019 17h16 última modificação: 03/11/2022 17h38

De 28 a 30 de agosto a UTFPR – Câmpus Pato Branco sediará a 19ª edição do Encontro dos Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná (XIX EPLE). O evento visa congregar professores de línguas dos diferentes segmentos, a fim de fomentar reflexões acerca do ensino na atualidade e o papel das associações de professores, de modo a criar oportunidades para o desenvolvimento dos profissionais da área.

Com o tema "Questões de ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais", esta edição do evento busca sua ressignificação em duas dimensões que se complementam. Primeiramente, pela ampliação de seu escopo que visa contemplar os diferentes idiomas que compõem o cenário linguístico e educacional em que o Paraná se insere; além disso, pela reafirmação de seu formato, o qual congrega não somente as tradicionais atividades de difusão do saber acadêmico e científico (palestras, mesas redondas, relatos de experiência, comunicações), mas também oferece workshops voltados a atividades práticas de ensino de línguas.

A programação contempla palestras, mesas redondas, relatos de experiências, comunicações e workshops voltados a atividades práticas de ensino de línguas para professores e aprendizes de idiomas.

É a primeira vez que o evento é realizado na região sudoeste e é sediado pela UTFPR. “A expectativa é que por este encontro, nossa Instituição possa se projetar ainda mais como referência na formação de professores de línguas, missão que o departamento de Letras tem cumprido com muita dedicação com a graduação em Letras Português/Inglês, o mestrado em Letras e os diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão que oferece”, destaca a professora doutora em Estudos da Linguagem e coordenadora do XIX EPLE, Taisa Pinetti Passoni.

Para a coordenadora, “esta é uma grande oportunidade não só para só para divulgarmos os trabalhos desenvolvidos por nossos docentes e discentes, mas também para estabelecermos diálogos entre os conhecimentos trazidos pelos participantes do encontro oriundos de diversas instituições e cidades”, considerou.

A conferência de abertura será realizada dia 28 de agosto, às 19h, no anfiteatro do Câmpus Pato Branco, pelo professor Vilson Leffa, da Universidade Católica de Pelotas (UFPEL). Vilson Leffa é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e tem publicados mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro e 17 livros organizados. Em seu site (www) leffa.pro.br o professor doutor disponibiliza gratuitamente sua vasta produção e diferentes recursos voltados para professores e aprendizes de idiomas.

A conferência de encerramento será realizada no dia 30 de agosto, às 19h30min, pela professora Vera Lucia Cristóvão, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Vera é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). A professora doutora se destaca por sua vasta produção no campo do Interacionismo Sócio-Discursivo, em especial, com foco no ensino e na aprendizagem de idiomas por meio de gêneros textuais.

As inscrições estão abertas na página da  Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná (APLIEPAR), para ouvintes, até o dia 16 de agosto, tendo a oportunidade de assistir as palestras e mesa redonda na parte da noite, poderão participar de um dos workshops ofertados nos períodos da manhã e tarde. A taxa de inscrição se dispõem em: professores R$40,00 e graduandos R$20,00. A partir de 17/08 até o dia do evento: professores R$50,00 e graduandos R$30,00.

O evento está sendo organizado pela Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná (APLIEPAR), juntamente ao departamento acadêmico de Letras (DALET) e o Programa Parceria Universidade Escola, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, com o apoio da Fundação Araucária.