Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > 1º livro de Ponta Grossa com suporte para áudio será lançado em dezembro de 2021
conteúdo

Notícias

1º livro de Ponta Grossa com suporte para áudio será lançado em dezembro de 2021

Obra com crônicas selecionadas é de autoria de docente da UTFPR-PG
publicado: 24/09/2021 10h14 última modificação: 08/10/2021 13h59

Perfis da Cidade – a saga de Vieira Neto tem seu lançamento programado para o mês de dezembro de 2021. De autoria do professor Flávio Madalosso Vieira, o livro contará com 145 crônicas escritas pelo autor, estas que foram selecionadas entre as mais de 9500 já produzidas em sua carreira como escritor. Tal seleção contempla textos do seu arquivo digital e contou com o auxílio de seus colegas da Academia de Letras dos Campos Gerais para a escolha.

Parte da obra do docente já foi narrada em emissoras de rádio locais (Rádio Clube, Rádio Central do Paraná, Rádio Difusora de PG, Rádio CBN, Rádio MZ FM) e são algumas destas crônicas que estarão disponíveis na obra física. Com um leitor de QR Code, disponível em smartphones, por exemplo, o áudio de aproximadamente 20 crônicas poderá ser acessado. Em Ponta Grossa, é o primeiro livro em que os textos poderão, além de serem lidos, serem ouvidos.

Este trabalho faz parte do projeto no segmento de literatura contemplado no edital do Programa Municipal de Política Cultural, da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. Além da publicação do livro Perfis da Cidade, ainda está prevista a distribuição, a partir do dia 22 de outubro, de 25 mil flyers com crônicas em toda a cidade, diferentes daquelas publicadas no livro.

Docente da UTFPR desde 1995, Vieira foi também recentemente indicado para condecoração e homenagem pela Associação Internacional de Escritores e Artistas - Literarte, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal associar, unir, promover e divulgar escritores e artistas plásticos. A solenidade aconteceu no dia 24 de setembro de 2021, na cidade de Petrópolis – RJ, onde o escritor e docente recebeu a Comenda Pablo Neruda, outorgada pela Academia de Letras e Artes de Valparaíso, Chile, além de tomar posse como membro efetivo do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal e da Accademia Italiana delle Scienze, Lettere e Arti, indicações estas que aconteceram no decorrer de 2020 e 2021 e, por conta da pandemia, as solenidades de posse e de outorga aconteceram em um único evento, com número limitado de participantes. Concomitantemente, foi convidado a ser eternizado na Galeria dos Imortais da Sala de Eventos da Casa dos Poetas na cidade de Petrópolis.

Membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, da Academia de Letras dos Campos Gerais e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, Flávio Madalosso Vieira é docente da UTFPR, Campus de Ponta Grossa, desde fevereiro de 1995 e, atualmente no Daens, leciona a disciplina de Comunicação Linguística.