Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Descarte de Resíduos
conteúdo

Notícias

Descarte de Resíduos

Projeto “Jogada Certa” alerta sobre cuidados necessários com o lixo em momentos de pandemia
publicado: 13/04/2020 18h00 última modificação: 13/04/2020 18h00

A proliferação da doença mais comentada na atualidade, a COVID-19, acontece principalmente através do contato com gotículas respiratórias de pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Mas, atenção! Não é necessária a presença da pessoa diretamente, pois o vírus pode permanecer por algum tempo em objetos utilizados pelos doentes. É neste cenário que o Projeto “Jogada Certa” da UTFPR Ponta Grossa alerta sobre a importância do descarte adequado de resíduos.

Há toda uma cadeia de gestão de resíduos, organizada a partir do descarte do lixo (seja residencial, industrial, hospitalar, etc), que envolve desde a coleta pelos profissionais da limpeza até a possível separação em centros de reciclagem, passando ainda por possíveis coletores autônomos. Em momentos de pandemia é ainda mais importante o descarte adequado de tudo que é utilizado, identificando o que é um possível infectante.

O professor do departamento de Engenharia de Produção, Daniel Tesser, responsável pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável no câmpus Ponta Grossa, destaca a necessidade de cada um fazer a sua parte, seja escrevendo um bilhete externo ao saco e também separando cada tipo de resíduo potencialmente perigoso e/ou infectante.

A ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, e a UTFPR Sustentável recomendam: use saco duplo, bem lacrado, com 2/3 de volume, e identifique resíduos contaminados. Esta é a forma de descarte consciente para aqueles que estão no final do processo, não serem prejudicados por causa de um descarte equivocado de resíduos.