Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Manutenção em Hospitais
conteúdo

Notícias

Manutenção em Hospitais

Ação voluntária de professores de Universidades Públicas do Paraná faz manutenção em equipamentos hospitalares
publicado: 02/04/2020 10h27 última modificação: 07/11/2022 11h25

Servidores e alunos da UTFPR Ponta Grossa, com o apoio de empresários e engenheiros locais, iniciaram atividades de conserto e manutenção em equipamentos dos hospitais regionais. A ação teve início na última semana de março, no Hospital Darcy Vargas, e objetiva reduzir o possível impacto que a COVID-19 causará no sistema de saúde do Paraná.

Durante a ação no Hospital Darcy Vargas, em Rebouças-PR, foram efetuados testes em um respirador disponível na unidade de saúde, que conta com dois destes aparelhos. Para tal, estiveram presentes os profissionais Eduardo Pasinato, Carlos Alexandre de Souza Pantaleão e a professora da UTFPR Ponta Grossa, Marcella Scoczynski.

A iniciativa é coordenada pelo professor Alexandre Augusto Pescador Sardá, da UFPR Curitiba, e pretende alcançar todo o estado, com equipes locais. A professora Marcella Scoczynski está em umas das equipes que atuam na região dos Campos Gerais. “A divulgação das atividades é importante a fim de levantarmos as demandas dos hospitais e atuarmos o quanto antes junto aos nossos apoiadores, especialistas e técnicos para resolver as demandas da maior parte de equipamentos existentes nos Campos Gerais e no nosso estado”, reforça a docente Marcella, ao lembrar que compartilhar informações de interesse público é também fazer a sua parte no combate ao COVID-19.

Nesta fase inicial, o levantamento de demandas será determinante para o bom andamento e agendamento dos trabalhos. Evitando gerar custos extras para os voluntários, durante o desenvolvimento destas atividades, os profissionais que se deslocam até as diferentes unidades de saúde estão recebendo apoio logístico e de transporte das instituições de ensino envolvidas (UFPR e UTFPR-PG). 

Os hospitais que necessitam de auxílio podem entrar em contato com a equipe, através do telefone celular (41) 9 8445-6711 - com Paola (Voluntária).