Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Mush é finalista em concurso internacional
conteúdo

Notícias

Mush é finalista em concurso internacional

Economia Circular

Embalagem de biocompósito e biofilme a partir de microorganismos é uma das cinco ideias selecionadas
publicado: 02/06/2021 11h35 última modificação: 07/06/2021 11h36

A Mush foi uma das startups selecionadas para a segunda fase do "From linear to circular ideas", da Rede Campus Sustentável. Com o projeto denominado “Elo”, uma embalagem de biocompósitos e biofilme a partir de microorganismos, a startup da UTFPR Câmpus Ponta Grossa é uma das cinco ideias selecionadas para estar presente na grande final, dia 26 de junho de 2021.

Como explica Leandro Oshiro, sócio-administrador da Mush, “Estamos concorrendo com grandes ideias e participaremos da segunda fase com um projeto especial que está sendo pensado em parceria com a Intervém. O projeto envolve a utilização da nossa matéria-prima para a criação de embalagens com sustentabilidade e diminuição de resíduos”. Mas as inovações propostas não param por aí, o projeto ainda traz mais uma questão ambiental, pois “Ao material que é feito a alça, e segura as duas laterais da embalagem, são introduzidos sementes. Neste sentido, geramos um conceito novo e uma nova experiência para o consumidor de plantar a sua embalagem”, finaliza o estudante de Engenharia Química da UTFPR Campus Ponta Grossa. 

As melhores propostas foram eleitas por um júri, formado por membros das entidades parceiras da Rede Campus Sustentável. Os representantes das cinco melhores ideias terão reuniões com mentores, até o próximo dia 12 de junho, com o objetivo de aprimorar as propostas submetidas à avaliação.

Já no dia 26 de junho será realizada a grande final do concurso, com a apresentação dos cinco projetos finalistas e a premiação dos três primeiros colocados. Como prêmios às melhores equipes, o concurso oferece: 1º Lugar - 2000 €; 2º Lugar - 750 €; 3º Lugar - Cabaz de produtos de pet food da marca Sorgal Pet Food e 1 Máquina Delta Q + Cápsulas Café

 

CONHEÇA O PROJETO “ELO”

Para apresentar uma solução que minimize o impacto ambiental causado pelas embalagens, foi desenvolvida a ELO, uma embalagem secundária para cosméticos, feita com biocompósito de micélio e alça de biofilme. Os dois materiais são produzidos com microorganismos, como fungos e bactérias, utilizando substratos provenientes de resíduos agrícolas.

A forma do produto foi pensada para dispensar o uso de sacolas, diminuindo o consumo de descartáveis, que muitas vezes não são reciclados.Uma vantagem de sua produção é a capacidade dos materiais em crescer no formato e tamanho desejado, podendo comportar vários tipos de produtos em seu interior e evitando desperdícios.

O resultado é que além de aproveitar resíduos em sua fabricação, após descartada, a embalagem trará novamente os nutrientes para o solo.

 

FROM LINEAR TO CIRCULAR IDEAS

O concurso “From Linear to Circular Ideas” visa criar uma rede de atividades colaborativas entre a comunidade acadêmica, as organizações parceiras, e a sociedade tendo em vista a promoção, disseminação e a identificação criativa de ideias relacionadas com a área de Economia Circular, além premiar as melhores soluções de empresas que utilizam a economia circular em seus processos de fabricação



Informações: adaptadas de @mush.eco