Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Protetor solar sem substâncias cancerígenas
conteúdo

Notícias

Protetor solar sem substâncias cancerígenas

Sustentabilidade

Produto é desenvolvido à base de carotenóides e não causa prejuízos nem à saúde humana e nem ao meio ambiente
publicado: 09/06/2021 10h26 última modificação: 09/06/2021 10h26

Um projeto que pode ajudar a sociedade e o meio ambiente, esse é o foco do protetor solar que está sendo desenvolvido pela UTPrimers - Equipe de Competição de Biologia Sintética da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa. A equipe representará a instituição na iGEM Design League - International Genetically Engineered Machine, a maior competição de biologia sintética da América Latina.

Como explica o capitão da equipe, Gustavo de Araújo Corrêa, uma das formas de combater o câncer de pele é a utilização de protetor solar, porém, alguns destes produtos comerciais ainda podem trazer prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. “Para minimizar esses possíveis danos, a UTPrimers tem desenvolvido o PhytoCare, um produto à base de carotenóides incolores, a partir de bactérias não patogênicas, que tem a função de proteger a pele humana durante a exposição solar”, explica o estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Esta ideia está sendo desenvolvida pelos integrantes da equipe pontagrossense e será submetida à IGEM Design League, a competição de modelagem de circuitos genéticos que engloba candidaturas de toda a América Latina. Participar dessa competição, é importante “tanto no sentido de dar uma visibilidade maior para a ciência desenvolvida no Paraná e dentro das universidades públicas, mostrando que é possível desenvolver aqui  tecnologias de ponta, capazes de solucionar problemas da sociedade; quanto pela possibilidade, para os três primeiros colocados, de ter acesso a um dos laboratórios mais renomados do mundo e colocar em prática o que está sendo idealizado até o momento”, destaca Petherson Fonseca, diretor de pesquisa da UTPrimers

Para participar da competição a equipe está também realizando uma vaquinha virtual, até o dia 10 de junho de 2021, com a finalidade de arrecadar fundos suficientes para custear a inscrição na competição internacional. A colaboração é espontânea e aberta para todos, basta acessar o link da plataforma de arrecadação e oferecer sua ajuda.

 

iGEM Desing League

A iGEM Desing League é uma competição de modelagem e design na área de biologia sintética realizada de forma inteiramente online, na qual participam equipes de toda a América Latina. Nela, a UTPrimers desenvolverá um projeto inovador que busque resolver problemas locais por meio de técnicas da biologia sintética, sendo a eficácia dessa proposta simulada por meio do design e modelagem em softwares. É uma nova iniciativa da Fundação iGEM, para tornar a biologia sintética mais acessível e desenvolver o ecossistema synbio na América Latina!

 

Informações: adaptadas de @utprimers e entrevista realizada pelo A Rede Notícias