Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > INSTALAÇÃO
conteúdo

Notícias

INSTALAÇÃO

Bloco E da UTFPR – Câmpus Toledo recebe 'Miniusina Solar Fotovoltaica'
publicado: 26/04/2021 15h26 última modificação: 27/04/2021 15h06

Toledo é um dos onze câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná contemplados com o 'Projeto de Implantação de Usinas Solares'.

O projeto, financiado pelo Ministério da Educação, está funcionando desde o dia 16 de abril e foi aprovado pela Copel.

Assim, com o propósito de gerar energia renovável, a Miniusina Solar Fotovoltaica do Câmpus Toledo, instalada no telhado do bloco E, conta com 93 painéis solares de 400Wp cada e um inversor. A potência nominal do gerador fotovoltaico é de 30kW e potência de pico igual a 37,2kWp.

Ao todo, a UTFPR investiu neste projeto R$ 1.973.051,87 (um milhão, novecentos e setenta e três mil, cinquenta e um reais e oitenta e sete centavos), o qual atende os Câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. E a empresa prestadora do serviço foi a Dinâmica Energia Solar Ltda.

Segundo o professor do curso de Engenharia Eletrônica, Marcos Bombacini, “a energia gerada é consumida no próprio câmpus e a excedente é entregue na rede para a Copel”.

Para o Diretor de Planejamento, Rodrigo Kirsten, "estima-se que a usina trará uma economia de energia elétrica de aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais) ao ano, só para o Câmpus Toledo."

Kirsten ainda comenta que, "além desse projeto, está em andamento o 'Projeto de Eficiência Energética', em parceria com a COPEL, que prevê a instalação, ainda neste ano, de uma usina com 221 painéis solares para o Câmpus Toledo."

 

A importância da Energia Solar Fotovoltaica 

A Energia Solar Fotovoltaica é uma alternativa para solucionar os desafios energéticos globais porque é uma fonte renovável, constante, não polui e nem traz danos ao meio ambiente. Esse tipo de energia não utiliza combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural. Além disso, reduz a emissão de gases do efeito estufa, os quais contribuem para o aquecimento global. Assim, essa energia é oriunda, exclusivamente, do sol; uma fonte renovável, infinita, inesgotável e gratuita.