Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Bolsas > Bolsas CNPq > Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI)
conteúdo

Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI)

publicado 05/05/2020 15h53, última modificação 06/12/2022 14h27

Informações Gerais 

O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, denominadas Empresas Parceiras.

Nesse Programa, os(as) bolsistas de mestrado e doutorado desenvolverão seus projetos com o envolvimento de bolsistas de iniciação tecnológica, matriculados em curso de graduação da ICT. O desenvolvimento dos projetos também conta com a participação de um(a) orientador(a) acadêmico(a) e um(a) supervisor(a) junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado.

 Espera-se que ao final do projeto, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial/privado.

 Em 2018, o CNPq abriu a Chamada Pública para o Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação, cujo foco eram estudantes de doutorado desenvolvendo projetos do setor empresarial por meio de empresas parceiras. Já em 2020, a Chamada Pública do CNPq foi ampliada para envolver também estudantes de mestrado e graduação. 

Objetivos

I. Contribuir para a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação; 

II. Fomentar projetos inovadores que apresentem risco tecnológico, por meio da pesquisa acadêmica. 

III. Estimular a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; 

IV. Auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; 

V. Promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal (por exemplo: escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais). 

Modalidades de Bolsas *

I. Mestrado (GM, até 24 meses); 

II. Doutorado (GD, até 48 meses); e, 

III. Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI, até 12 meses). 

 * Os valores das mensalidades das bolsas estão de acordo com o estabelecido pelo CNPq. 

2022 

    Edital Conjunto PROREC/PROPPG 07/22  LINK  -
    Anexo 1 PDF doc
    Anexo 2 PDF doc
    Anexo 3 PDF doc
    Anexo 4
      PDF
      doc
      Chamada CNPq /Nº 68/2022 LINK -

      2020

         

        2018