conteúdo

Normas de funcionamento

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 03/08/2021 17h39

Início | Administração | Equipamentos
Agendamentos | Editais | Contato e localização

 

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Operação dos equipamentos

Espectrômetro de Absorção Atômica, Cromatógrafo gasoso, Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência: são operados por um integrante da equipe do C2MMa, na presença do usuário responsável pela amostra, que deve orientar a análise e anotar os resultados.

Microscópio eletrônico de varredura (MEV): é operado por um integrante da equipe do C2MMa, na presença do usuário responsável pela amostra, que deve orientar a análise. Ao final da análise o usuário leva os resultados gravados em um CD/DVD.

Técnicas Fotoacústicas: são operadas por um integrante da equipe do C2MMa, com ou sem a presença do usuário, que deve fornecer parâmetros elementares de análise. Após a execução da análise o usuário recebe o arquivo de dados por e-mail.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

É obrigatório, por parte dos usuários do C2MMa, citar a utilização dos mesmos nos “agradecimentos” em suas publicações acadêmicas. Fica facultativo o agradecimento no caso de ensaios e/ou serviços remunerados ao laboratório.

Sugestão de texto padrão para possível agradecimento:

“The authors thank to Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais (C2MMa) for the analyzes carried out.”

“Os autores agradecem ao Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais (C2MMa) pelas análises realizadas.”

 

Perfis de usuários e custos

Professores da UTFPR e seus orientandos
Não há custo para projetos de pesquisa, atividades de IC, TCC, mestrado acadêmico e doutorado. O vínculo deve ser comprovado com a solicitação partindo de e-mail institucional da UTFPR. 

Clientes Externos
Empresas e consultorias prestadas por professores da UTFPR a empresas serão cobradas por horas de operação. Instituições de ensino sem fins lucrativos terão preços diferenciados em relação a empresas.